quinta, 18 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.4906

GERENTE DE TRÂNSITO DÁ DICAS PARA EVITAR ACIDENTES NAS FESTAS DE FINAL DE ANO

Victoria Isabel - 22/12/2023 13:52

Com a aproximação do Natal e do Ano-Novo, muita gente já se prepara para viajar ou para confraternizar com familiares, se deslocando pelas vias da capital baiana ou mesmo pela estrada, em direção a outras cidades. Para prevenir os acidentes, o gerente de trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Antônio Neri, dá algumas dicas com o intuito de ajudar os motoristas a ter um deslocamento seguro durante o período.

Para as pessoas que vão viajar, as primeiras orientações de Neri dizem respeito à preocupação com o veículo. “É preciso fazer a revisão correta, com a troca de óleo e de filtros, verificar os freios e as condições dos pneus, evitar pneus carecas, verificar o estepe, que é o pneu para socorro, observando se ele está calibrado. Olhar se há água nos reservatórios, tanto o do limpador de para-brisa como do radiador. Então, se preocupar com a revisão completa do veículo é importantíssimo. Além disso, não esquecer a documentação do veículo: o CRLV, a habilitação do condutor e outros documentos pessoais”, conta.

Em relação ao condutor, o gerente diz que é essencial ter uma boa noite de sono, evitar comidas pesadas, de difícil digestão, e que dão sonolência. Evitar dirigir fadigado, após uma farra no dia anterior, por exemplo, e a cada 2 ou 3 horas de viagem, parar o veículo e fazer um alongamento. As pausas ao longo de uma viagem longa reduzem a fadiga, as dores musculares e aumentam a segurança na estrada. Ficar bem hidratado durante a viagem, com a ingestão de bastante água, também é um cuidado que deve ser lembrado.

Outra dica importante dada por Neri para quem vai viajar é conhecer a estrada. “Recomendo procurar saber com antecedência o destino final e a situação das estradas por onde vai trafegar. Se estiver chovendo, é essencial reduzir a velocidade e seguir com uma velocidade adequada ao tempo chuvoso, que pode ser inclusive um pouco mais baixa que aquela regulamentada para a via. Evitar a ultrapassagem em locais proibidos e ter muito cuidado com as ultrapassagens, de uma forma geral, mesmo onde é permitido fazer. E o mais importante, não ingerir bebida alcoólica se for assumir a direção do veículo”, orienta.

Tráfego urbano – Para quem vai ficar na cidade, além dos cuidados com o veículo, é muito importante não combinar álcool e direção e não exceder a velocidade da via. “Nos feriados, as vias estão mais vazias, com menos veículos trafegando, mas essa não deve ser uma condição que influencie o excesso de velocidade, pois essa é uma infração que traz sempre consigo o risco de envolvimento em sinistros de trânsitos. Então, o condutor deve sempre seguir as regras de trânsito e não se descuidar em relação a elas”, alerta Neri.

Outra recomendação importante tanto para quem vai viajar como para quem vai trafegar pela cidade é usar o cinto de segurança. Tanto o condutor como os passageiros e as crianças devem sempre usar o cinto de segurança ou o dispositivo de retenção adequado para cada idade do pequeno.

Segundo Neri, o que mais provoca acidentes no período festivo é a imprudência, que geralmente se materializa no excesso de velocidade, associado a outros fatores, como a desatenção e o uso de bebidas alcoólicas.

Fiscalização – Nos dias 24 a 26 de dezembro 2022, a Transalvador registrou 26 acidentes na capital baiana, com duas mortes. Para garantir mais segurança no trânsito e evitar os acidentes, a Transalvador mantém as blitze na cidade durante o período festivo e intensifica as operações de trânsito em locais de grande fluxo de veículos.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.