domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PESQUISADORES BRASILEIROS E CHINESES ANUNCIAM NOVA ESPÉCIE DE PTEROSSAURO

LIZANDRA MUNIZ - 21/12/2023 17:21

Nesta quinta-feira (21), a publicação de um artigo na revista científica Scientific Reports revelou uma nova espécie de pterossauro, o Meilifeilong youhao, pertencente ao grupo Chaoyangopteridade. Ele viveu durante o período Cretáceo, no nordeste da China. O artigo foi feito por 14 pesquisadores chineses e brasileiros, representando nove instituições.

A espécie, assim como todos os outros membros do grupo, não possuía dentes e ultrapassava dois metros de envergadura. A publicação também celebra os 20 anos de parceria entre pesquisadores chineses e brasileiros na área da paleontologia.

“Expressamos a nossa amizade a partir do nome desta nova espécie: Meilifeilong , significa lindo dragão voador e youhao significa amizade”, explicou.

“É importante saber que estamos falando de um grupo raro de pterossauros, que tem o Meilifeiling youhao como o membro mais completo. Ele apresenta uma crista craniana acima da enorme janela nasoantorbital (abertura no crânio que inclui as narinas externas) com uma extensão suave”, disse, em nota, o professor Alexander Keller, paleontólogo e diretor do Museu Nacional/UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que coordenou a participação dos brasileiros na pesquisa.

Dessa forma, a nova descoberta é considerada um marco nos 20 anos de parceria entre pesquisadores brasileiros e chineses na paleontologia.

(Correios)

 

 

Foto: Arte/Maurílio Oliveira

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.