quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.4853 Dólar 5.1164

MAIS DE 40% DOS CONSUMIDORES PRETENDEM PRETENDEM FAZER COMPRAS PARA O NATAL

Emilly Lima - 20/12/2023 16:37

Uma pesquisa conduzida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revelou que 42,8% dos entrevistados no Brasil (1.647) planejam realizar compras para o Natal, enquanto 35,9% não têm intenção de presentear e 21,3% ainda estão indecisos. Dos que pretendem comprar, 33,6% planejam gastar mais do que em 2022, enquanto 41,8% planejam desembolsar um valor menor. A maioria (60,5%) planeja gastar entre R$ 150 e R$ 450.

A ACSP observa uma expressiva redução na intenção de compra em comparação com o ano passado, com um leve aumento nos que não pretendem comprar. Também foi notada uma significativa redução na intenção de gastar mais, assim como no valor médio pretendido.

A pesquisa indica que a maioria das compras será feita em grandes redes de varejo (41,1%) e de forma presencial (57,1%). Roupas, calçados e acessórios (45,4%) continuam sendo os principais itens desejados, representando 75,9% das intenções de compra, juntamente com outros itens pessoais, como joias, bijuterias e perfumes. Itens tradicionais, como brinquedos, decoração natalina e alimentos para a ceia, também são mencionados (78,4%). Itens de maior valor, como celulares, computadores e eletrodomésticos, têm uma intenção de compra menor (19,3%).

Outra pesquisa, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), indica que mais de 132,9 milhões de consumidores devem realizar compras de Natal, injetando R$ 74,6 bilhões na economia. Os principais presenteados serão os filhos (60%), a mãe (48%), o cônjuge (44%) e o irmão ou irmã (28%).

Entre os que não planejam presentear, 27% afirmam não ter dinheiro, 17% não gostam ou não têm o hábito, e 15% estão endividados e priorizarão o pagamento de dívidas. Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si mesmos. As formas de pagamento mais comuns serão Pix (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%).

Das respostas de 755 consumidores nas 27 capitais brasileiras, 76% preferem fazer compras em lojas físicas, principalmente em lojas de departamento (38%) e shopping centers (31%). Cinquenta por cento planejam fazer compras online, representando 81,4 milhões de consumidores.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.