sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

NORDESTE DO PAÍS DEVE SER ATINGIDO POR CHUVAS INTENSAS AO LONGO DA SEMANA, INFORMA INMET

João Paulo - 19/12/2023 08:58

Chuvas intensas devem atingir a região Nordeste do país nesta semana, entre terça-feira (19) e sexta-feira (22), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O boletim do órgão aponta que locais como o sul e centro-sul da Bahia, assim como o centro e sul do Maranhão e Piauí serão os principais afetados.

“A partir de terça-feira, a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada. Vale destacar que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta-feira. Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24 horas, principalmente no litoral sul da Bahia”, divulgou o Inmet.

A mudança de temperatura é o resultado da combinação de três fenômenos: a circulação atmosférica de diferentes níveis devido a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN); uma frente fria que atingirá no sul da Bahia; e a oscilação de Madden-Julian, que costuma resultar em chuvas acima do normal.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.