O Brasil tem testemunhado nos últimos anos um notável crescimento no setor de energia solar, impulsionado pela busca por fontes renováveis e pela redução de custos. A energia solar, também conhecida como fotovoltaica, já representa 15,4% de toda a matriz elétrica do país, totalizando 33,7 GW em operação. Este avanço tem gerado um aumento significativo no emprego no setor, com aproximadamente 214 mil profissionais atuando na produção fotovoltaica, colocando o Brasil como o quarto país que mais emprega nesse segmento, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).
Nesse contexto, a Trinity Energias Renováveis, empresa geradora, gestora e comercializadora de energia independente, está expandindo suas usinas para os estados de Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte, prevendo a criação de pelo menos 1.000 novos empregos na região.
As vagas são temporárias, com duração prevista até a conclusão de cada construção, com uma média de 6 meses. Todos os profissionais são terceirizados e selecionados por empreiteiras locais contratadas pela Trinity, o que significa que as 1.000 vagas devem ser preenchidas por trabalhadores das próprias regiões. Os salários variam de R$1.700,00, e os cargos vão desde auxiliar até técnico.
Os municípios nos estados contemplados com a expansão das usinas da Trinity terão um total de 58 mil placas instaladas, proporcionando energia para 31.625 residências. Essas usinas solares fazem parte dos projetos da empresa para alcançar os 100 MWp até 2025.
Os interessados nas vagas podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
Foto: Soninha Vill/GIZ