domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CONSELHO MUNICIPAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EMPOSSA NOVA MESA DIRETORA

Victoria Isabel - 18/12/2023 12:49

A nova Mesa Diretora para o biênio 2024/2025 do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comped) de Salvador foi empossada na última quarta-feira (14), com as presenças da vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos e do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães. A cerimônia foi realizada no auditório da Sempre, ocasião em que a ex-presidente Silvanete Brandão transmitiu o cargo para a diretora de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (DPCD) da Sempre, Daiane Pina.

Além dela, representantes do Instituto Guanabara, Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (Amae), Associação Meu Sorriso, Associação Baiana de Cegos, Associação de Mães e Amigos e Pais Extraordinários (Amape), Associação Unidos pelo Amor, Lar Fonte da Fraternidade, bem como das pastas de Saúde (SMS), Mobilidade (Semob), Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Reparação (Semur) compõem o Conselho.

A vice-prefeita reafirmou que a administração municipal permanece de mãos dadas com o Conselho. “Desejo sucesso a nova diretoria e reitero que a Prefeitura vai trabalhar em conjunto com o Comped, no alcance dos direitos da pessoa com deficiência, construindo políticas públicas efetivas em prol de uma sociedade mais diversa, inclusiva e com equidade”, declarou Ana Paula.

O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, reafirmou o compromisso com a causa e aproveitou a oportunidade para conclamar que a sociedade civil se una cada vez mais ao poder público, de forma a fortalecer as políticas públicas para pessoas com deficiência. O gestor da pasta ainda estabeleceu como meta para o próximo biênio a criação do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, que vai levar em consideração as necessidades e demandas dessa parcela da população. “Muitos progressos estão ocorrendo, mas os desafios ainda são bastante grandes”, pontuou.

Daiane Pina destacou o orgulho em assumir mais uma missão voltada para o público em que já atua, e prometeu dar continuidade às políticas públicas que a Sempre vem executando. “Em parceria com a organizações sociais, sociedade civil, mães, mulheres, pessoas com deficiência e também as que não fazem parte de nenhuma associação, mas que fazem parte do nosso município e tem todo direito como outra pessoa qualquer”, assegurou, completando que as pessoas com deficiência precisam exercer papéis de protagonismo. “Afinal, somos todos iguais”, discursou.

Silvanete Brandão, que é presidente da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef), reafirmou ter rompido barreiras nesses dois anos de gestão ao elencar que lidar com o preconceito não é fácil. “A pauta do capacitismo foi a mais cobrada, mas também a mais colocada em prática, o que para nós é um grande avanço”, concluiu. A ex-presidente do Comped também ressaltou que a Prefeitura, através da Sempre, teve a sensibilidade para fazer a parceria avançar e que o tema seguirá em pauta no próximo biênio.

Foto: Vitor Santos/Sempre PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.