segunda, 20 de maio de 2024
Euro 5.5693 Dólar 5.129

ANIMAÇÃO MOSTRA ONDE HOUVE TEMPERATURA ANORMAL NO BRASIL EM 2023

João Paulo - 16/12/2023 11:30

O Brasil teve, até novembro, 8 meses com temperaturas acima das médias históricas, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A maior variação ocorreu em setembro, quando os termômetros ficaram 1,6°C acima da média do país, com variações pontuais em localidades que tiveram até 3°C acima do “normal”.

Esses registros acima ou abaixo do esperado são chamados de anomalias, porque variam do que é a normal climatológica – um valor calculado com base nos dados de, pelo menos, 30 anos para determinar qual é o normal para aquele lugar em cada período do ano. Em 2023, os dados mostram que, de julho a novembro, quase todo o território do país registrou temperaturas mais altas do esperado. Segundo o Inmet, todos esses cinco meses foram os mais quentes registrados desde 1961.

A previsão para dezembro, outro mês com onda de calor, é que as temperaturas voltem a ficar acima do esperado na maioria do país, além de nova possibilidade de recorde histórico.

Segundo o meteorologista da Climatempo Fábio Luengo, o aquecimento global e o fenômeno climático El Niño são os responsáveis pelas temperaturas altas em 2023 – ano mais quente em 125 mil anos. A diferença entre eles é que o aquecimento global é gerado diretamente pela ação humana e afeta os termômetros em longo prazo.

“A gente tem o efeito estufa, que é um processo natural do nosso planeta e retém parte do calor que chega, o que é essencial para vida. O aquecimento global ele está aumentando o efeito estufa, retendo mais calor do que deveria, com isso a temperatura média do planeta está subindo”, explica Luengo.

Já o El Niño afeta as temperaturas a curto prazo e não tem relação com o aquecimento global. “No Brasil, os principais efeitos dele são o Sul mais chuvoso e o Centro-Norte mais seco. E em relação a temperatura, é deixar o Brasil praticamente inteiro mais quente que o normal”, diz Fábio Luengo.

Foto: Imagem de Joe por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.