sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

PREFEITURA INAUGURA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA E MEMORIAL MARIA ODÍLIA NO COMÉRCIO

Victoria Isabel - 15/12/2023 13:00

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (15) a Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), voltada para formação, estudos e pesquisas na área. Localizada na Rua Miguel Calmon, no Comércio, o equipamento foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos. O evento também marcou a abertura do Memorial Maria Odília, uma exposição permanente no mesmo espaço da escola, em homenagem à primeira médica negra do país.

Na prática, a ESPS vai promover a formação e qualificação de profissionais em saúde, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação. O espaço também realizará ações de educação popular em saúde, assim como atuará com estratégias de educação digital que ampliem a atuação dos resultados na formação de trabalhadores e estudantes.

O prefeito Bruno Reis afirmou que a entrega da escola representa um novo passo na saúde pública municipal. “É mais um avanço importante na área e uma conquista da nossa cidade ter, agora, uma escola de formação para qualificar e reciclar os nossos profissionais de saúde. Temos profissionais qualificados, que trabalham com muito amor, se entregam diariamente nas unidades de saúde para cuidar das pessoas. E o grande desafio hoje da nossa gestão é elevar ainda mais a qualidade do serviço, fazer com que a população esteja cada vez mais feliz com o resultado do nosso trabalho”, disse o chefe do Executivo municipal.

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, explicou que a formação dos professores já foi iniciada, na última semana. “No início do ano que vem, depois dessa formação interna, a gente vai poder formar os servidores da ponta e compartilhar o conhecimento. Vamos incentivar a pesquisa, trazer inovação, tecnologia, mas sobretudo fazer a formação dos nossos profissionais, o compartilhamento de conhecimento das melhores práticas. O nosso público interno é de 12 mil servidores, mas a gente também quer ajudar a formar a própria população, para que a gente tenha uma saúde melhor”, apontou.

O prédio da escola tem 1 mil metros quadrados de área, quatro pavimentos, sete salas de aula, um laboratório de atenção primária e saúde bucal, dois laboratórios de urgência e emergência, uma biblioteca, um estúdio, um auditório, um refeitório e uma sala de professores. O espaço tem capacidade para receber cerca de 400 pessoas em cada turno.

Além da importância da escola para a saúde pública, o espaço também vai ajudar na revitalização do Centro Histórico, destacou o prefeito. “Este é mais um casarão do Centro Histórico que recuperamos, mais uma unidade da Prefeitura que vai funcionar no Comércio. Vai atrair milhares de alunos, que também vão ocupar esta área, consumir os serviços e, consequentemente, colaborar para a grande virada que queremos dar no Centro Histórico e no Comércio”, disse.

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.