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VENDAS DO VAREJO CRESCERAM EM 5 DAS 8 ATIVIDADES, DIZ IBGE

João Paulo - 14/12/2023 13:40

Em outubro, a alta geral das vendas na Bahia (6,6%), frente ao mesmo mês do ano anterior, foi resultado de crescimentos em 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis, material de construção e do atacado de alimentos). O maior impacto positivo no resultado geral do estado veio, mais uma vez, dos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tiveram o segundo maior crescimento das vendas (6,1%), mas têm o maior peso na composição do varejo baiano.

As vendas do segmento crescem ininterruptamente há cinco meses (desde junho) e acumulam alta de 4,1% de janeiro a outubro de 2023. A segunda maior colaboração para o crescimento do varejo baiano em outubro/23, frente a outubro/22, veio dos artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, cujas vendas tiveram a maior alta (17,2%). O segmento tem resultados positivos há sete meses consecutivos (desde abril) e cresce 5,2% no acumulado de janeiro a outubro de 2023.

Por outro lado, dentre as três atividades com quedas nas vendas, no comparativo entre outubro 23/ outubro 22, livros, jornais, revistas e papelaria (-37,8%) tiveram mais uma vez a maior retração e deram a principal contribuição no sentido de puxar o desempenho do varejo baiano para baixo. A atividade cai seguidamente há nove meses (desde fevereiro). Em seguida, veio o segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-28,1%) com o segundo recuo mais intenso. Apesar do resultado negativo no mês, a atividade manteve o melhor desempenho no ano de 2023, na Bahia, com alta acumulada de 21,5%.

Imagem de svklimkin por Pixabay

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