Em outubro, o volume de vendas do comércio varejista ampliado baiano cresceu frente a setembro (2,2%), na série livre de influências sazonais. Foi o primeiro resultado positivo, após três meses de quedas seguidas no estado. Nacionalmente, a variação foi negativa (-0,4%).
Dos 27 estados, 14 apresentaram altas nas vendas do varejo ampliado, entre setembro e outubro. A Bahia teve a 4ª maior taxa de crescimento, abaixo de Rondônia (4,3%), Pernambuco (3,8%) e Tocantins (2,4%).
Frente a outubro de 2022, as vendas do varejo ampliado na Bahia seguiram em alta (7,5%), apresentando o 8º melhor resultado do país no mês, também à frente do nacional (2,5%). Foi o quinto aumento consecutivo das vendas no varejo ampliado baiano nessa comparação.
O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças; material de construção; e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (“atacarejos”), para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.
No confronto com outubro de 2022, o avanço do varejo ampliado baiano se deu pelos aumentos das vendas de veículos (7,7%), num segundo crescimento consecutivo, e de material de construção (17,2%), com uma quinta alta seguida.
Por outro lado, o atacado de alimentos (-4,0%) registrou a nona queda consecutiva na comparação com o mesmo mês no anterior.
No acumulado no ano de 2023, as vendas do varejo ampliado na Bahia apresentam crescimento (2,0%), embora num ritmo inferior ao nacional (2,4%). Já nos 12 meses encerrados em outubro, o estado passou a ter estabilidade (0,0%), após 16 meses em recuo. O Brasil como um todo registra alta (1,8%) nesse indicador.
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