quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

SE O DESTINO ESTÁ CERTO, É HORA DE DAR CHECK NA LISTA DE VACINAÇÃO ANTES DE VIAJAR

João Paulo - 13/12/2023 10:59

Garantir a tranquilidade durante uma viagem é o que todos desejam, e estar com as vacinas em dia antes de embarcar para qualquer destino, seja ele nacional ou internacional, é essencial, já que elas protegem o indivíduo e previnem a circulação de doenças. “As vacinas recomendadas antes de viajar dependem do destino específico, da duração da viagem, das condições de saúde do viajante e de outros fatores. No entanto, alguns imunizantes são geralmente recomendados com o intuito de proteger o indivíduo de doenças comuns em determinadas regiões”, explica o médico e professor do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Raimundo Nonato.

Se o destino está certo, é hora de dar check na lista de vacinação:

  • Contra a Febre Amarela: Muitas vezes obrigatória para entrar em determinados países com risco de transmissão da febre amarela. A validade da vacina pode ser exigida e varia de 10 anos.
  • Contra as Hepatites A e B: Recomendada especialmente em áreas onde há riscos de contaminação por alimentos ou água.
  • Contra Tétano, Difteria e Coqueluche: Importantes estarem em dia, já que acidentes e ferimentos podem ocorrer durante a viagem.
  • Contra Poliomelite: Importante para prevenir a doença aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos.
  • Contra Meningite: Recomendada em áreas onde a doença é endêmica, especialmente durante surtos.
  • Contra Encefalite Japonesa: Indicada aquando o destino for áreas rurais ou regiões onde a doença é prevalente.
  • Contra Raiva: Especialmente indicada em áreas que envolvem atividades ao ar livre e regiões onde a doença é mais comum.
  • Contra a Febre Tifoide: Importante, já que pode ser contraída por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada.

O médico reforça que um profissional da saúde ou centro de vacinação internacional podem auxiliar na indicação exata de qual imunizante é essencial, de acordo com cada destino escolhido. “Iniciar o processo com antecedência é um ponto relevante, já que algumas vacinas podem provocar reações leves e comuns, além de exigirem doses e tempo para atingir a imunização adequada”, completa Nonato.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.