sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ESTADO NO NORDESTE INAUGURA NOVO PORTO NESTA QUARTA-FEIRA (13); SAIBA MAIS

Emilly Lima - 12/12/2023 18:57

A cidade de Luís Correia receberá, nesta quarta-feira (13), a inauguração do Porto Piauí, que se destaca por três vantagens estratégicas promissoras para sua expansão nos anos vindouros. Sua localização próxima à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, a integração ao sistema intermodal e o papel no escoamento da produção de hidrogênio verde convergem para criar uma demanda sólida pela utilização dessa infraestrutura portuária.

A proximidade com a ZPE, uma zona econômica especial com incentivos tributários, administrativos e cambiais, facilita a exportação de produtos diretamente para o Porto de Luís Correia, proporcionando um impulso econômico à região. Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí, destaca a sinergia entre o Porto e a ZPE como uma combinação ideal para impulsionar a competitividade da região. O governador Rafael Fonteles salienta que a ZPE é um divisor de águas na industrialização do estado, atraindo indústrias voltadas para exportação.

O presidente da ZPE Parnaíba, Álvaro Noleto, destaca que o Porto reduzirá os custos de transporte para as empresas exportadoras, substituindo os terminais de Itaqui (MA) ou Pecém (CE). Isso resultará em uma significativa redução nos custos logísticos para as empresas que optarem pelo transporte via Piauí.

No contexto do hidrogênio verde, a usina Green Energy Piauí, a ser instalada na ZPE, utilizará o Porto para exportar o combustível limpo para a Europa. Esse cenário promete uma demanda constante e a atração de outras empresas para a região. A empresa europeia Green Energy Park (GEP) investirá R$ 100 bilhões nos próximos dez anos na usina, com uma produção inicial de 5 GW de amônia verde por ano.

Outro trunfo significativo do Porto é sua localização estratégica como parte do sistema intermodal, um complexo de transporte que incorporará ferrovias e hidrovias às rodovias para transportar mercadorias em todo o Piauí. A integração desses meios de transporte resultará em uma redução substancial nos custos, tornando o estado mais atraente para novas empresas. O Consórcio Intermodal do Piauí apresentou estudos prévios indicando que a interligação de transporte entre hidrovia, ferrovia e porto pode reduzir os custos em até 25%.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.