O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, negou que exista a possibilidade do exército da Venezuela entrar em território brasileiro para invadir a Guiana. Conforme disse o Monteiro, nesta segunda-feira, as Forças Armadas irão impedir qualquer tentativa.
Ele disse ainda que uma outra estratégia estudada é uma possível invasão marítima, mas que a geografia a região da Guiana Essequiba não facilitaria, devido às florestas densas do local. “Eles só chegarão pela Guiana se passassem pelo território brasileiro, e nós não vamos permitir em hipótese nenhuma”, afirmou o ministro da Defesa.
A intenção do governo brasileiro de impedir o uso do território brasileiro como local de passagem para um eventual tentativa da Venezuela de invadir a Guiana cria uma dificuldade logística para as tropas de Maduro por conta das características da região.
No entanto, o Brasil não tem objetivo de se envolver em um eventual conflito. As Forças Armadas vão reforçar seu efetivo em Roraima, próximo a fronteira com Guiana e Venezuela, o que o ministro alega que já era algo planejado, mas que foi acelerado devido a situação.
“O Brasil não vai se envolver em hipótese nenhuma. O presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] dá consciência disso e nós já reforçamos. Já era ideia nossa reforçar Roraima porque Roraima tem o problema dos índios, problema dos garimpeiros, problema de drogas, problema de todo mundo. Evidentemente, que precipitamos e estamos aumentando o contingente lá em um tempo mais curto para evitar qualquer problema”, disse o ministro da Defesa.
FOTO: