sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MERCADO MODELO TERÁ UMA GALERIA DE ARTE COM OBRAS DE RUBEM VALENTIM, MARIO CRAVO JR. E VINICIUS S.A

LIZANDRA MUNIZ - 11/12/2023 15:30

Em dezembro, a requalificação do Mercado Modelo será entregue. Como parte das obras, no subsolo, será inaugurada a “Galeria Mercado”, com um espaço que contará a história do prédio, tombado pelo IPHAN, e uma galeria de arte com peças dos artistas baianos Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinícius S.A. O projeto foi concebido para preservar a história do Mercado Modelo, destacando personagens relevantes para sua história, como Camafeu de Oxóssi, Mãe Menininha do Gantois e Mestre Caiçara, além de ser mais um espaço para o panorama cultural e artístico de Salvador.

Pedro Tourinho, secretário Municipal de Cultura e Turismo, disse que o subsolo do Mercado Modelo é muito procurado pelos turistas, e agora será um novo lugar para visitar. “Nós vamos potencializar esse sentimento, qualificando o espaço, fazendo dele também uma galeria, com conteúdo sobre a história do mercado e obras de artes de artistas importantes da cidade, como Rubem Valentim, Mario Cravo Jr. e Vinicius S/A. Não será só um novo ponto turístico na cidade como temos certeza também de que será um dos mais visitados”, destacou em entrevista ao portal Alô Alô Bahia.

A “Galeria Mercado” será um espaço para aproximar a arte do artesanato, unindo o que é erudito com o popular, com inspiração no trabalho de Lina Bo Bardi, que considerava a cultura brasileira como uma união entre a vanguarda estética e a tradição popular. O conceito não se limitará à história do espaço, que será contada através de uma linha do tempo, composta por imagens do mercado que foram restauradas, e pelas obras expostas, mas também à iluminação do subsolo, que foi projetada para dar destaque, à arquitetura do edifício.

As obras no Mercado Modelo foram divididas em duas fases: a primeira, finalizada em maio deste ano, revitalizou metade das lojas existentes no mercado e o restaurante tradicional Maria de São Pedro. Em dezembro, a segunda parte vai ser entregar 50% das lojas, a reformar o restaurante Camafeu de Oxóssi e a abrir o subsolo, que estava fechado há mais de 10 anos. As obras estão sendo executadas pelas secretarias Municipais de Ordem Pública (Semop) e de Infraestrutura (Seinfra).

(Correios)

 

 

 

Foto: Divulgação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.