sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

INPI LANÇA UM PROJETO DE MEMÓRIA COM ACESSO A PATENTES HISTÓRICAS

LIZANDRA MUNIZ - 11/12/2023 18:38

Ao completar 53 anos de fundação nesta segunda-feira (11), o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) lança o projeto “Memória da Propriedade Industrial – Patentes Históricas”, para a recuperação e preservação do acervo histórico de patentes do Brasil.

Cerca de 3,2 mil documentos, referentes ao período de 1895 a 1929, foram tratados, digitalizados, organizados e disponibilizados em um banco de dados franqueado para o público. Também foi lançado o e-book (livro digital).

“Esses documentos não tinham sido inventariados nem tratados. Houve uma doação e a gente selecionou um grupo de documentos que tinha bastante relevância histórica, que são cartas patentes assinadas pelos presidentes da República do Brasil da época. Dos 13 presidentes da chamada República velha, nós temos assinatura de 11, desde o primeiro presidente civil”. Naquela época, as cartas patentes eram assinadas pela autoridade máxima do país e pelo ministro da área. O INPI só foi criado em 1970.

Dentre as patentes encontradas no acervo patentes, por exemplo, do engenheiro e empresário norte-americano Henry Ford, cuja linha de montagem mudou a indústria automobilística ao adotar o processo de produção chamado fordista, que envolvia divisão de tarefas, produção em massa e padronização, o que resultava em uma redução de tempo e custos.

(Correios)

 

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.