A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que, entre novembro deste ano e fevereiro de 2024, o setor de turismo deve faturar cerca de R$ 155,87 bilhões. A entidade afirma que esse montante representa um aumento real de 5,6%, em relação ao mesmo período da última temporada, sendo a movimentação financeira mais intensa desde o início da pesquisa, em 2012.
O turismo foi um dos setores mais afetados pela crise sanitária de 2020, devido a covid-19. Após um encolhimento de 36,7% naquele ano, o setor tem se desenvolvido de forma progressiva: 22,2% em 2021 e 39,9% no ano anterior. No acumulado de 2023 até setembro, o faturamento real do setor avançou 7,9%, segundo o Índice de Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo ele, os indicadores positivos para a alta temporada demonstram a capacidade de inovação e adaptação do setor do turismo, “que está se fortalecendo e se preparando para um período de crescimento consistente”.
(Correios)
Foto: Divulgação