segunda, 04 de março de 2024
Euro 5.379 Dólar 4.9545

NATAL SALVADOR: CORAIS SE APRESENTAM NO CENTRO HISTÓRICO A PARTIR DESTA SEXTA

Bruno Alves - 07/12/2023 19:20 - Atualizado 07/12/2023

No natal de Salvador, as sacadas de alguns casarões do Centro Histórico serão transformadas em palco para a apresentação de corais formados por crianças e adultos Nesta sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10)

As apresentações irão ocorrer no prédio da Federação Espírita da Bahia (FEB), situado no Largo do Cruzeiro de São Francisco; no Casarão 17, que fica bem próximo ao prédio da FEB, mas no Terreiro de Jesus; e na Casa do Olodum, na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho.

 

Nesta sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10), os espetáculos irão ocorrer no prédio da FEB, às 18h30. Com uma iluminação especial, a sacada desse prédio vai receber o coral Música das Nascentes, formado por alunos da Escola Ambiental de Camaçari e sob regência do maestro Fred Dantas.

 

De acordo com o maestro, jovens da comunidade rural de Tiririca cantarão canções natalinas tradicionais e referentes aos Santos Reis, ritmadas por flautas e teclado. As apresentações terão quatro novas composições de Dantas, dedicadas às nascentes de rio Pojuca: “O Lugar do Jacaré”, “Água de Deus”, “Água da Vovó” e “Rio Fundo”.

 

“Quero declarar a minha satisfação com a programação do Natal. Tenho muito orgulho dos meus meninos estarem fazendo parte dessa festa muito bem-feita e muito profissional”, elogia Fred Dantas. Nos dias 12, 13 e 14, próximas terça, quarta e quinta, o mesmo projeto volta a ser realizado, mas na sacada do Casarão 17, no Terreiro de Jesus.

 

Já nos dias 15 e 16 de dezembro, a sacada da Casa do Olodum, ao lado da Praça Tereza Batista, vai receber o Coral da Paz, sob regência do maestro Keiler Rêgo. Esse coral é um projeto musical coordenado por Rêgo desde 2009, com  jovens do Bairro da Paz. Durante as apresentações de Natal, o coral terá também a participação dos alunos da Escolinha do Olodum.

 

“Vamos trazer um repertório baseado na música popular e folclórica, contextualizando a história bíblica do nascimento de Jesus Cristo. São canções como ‘Anunciação’, ‘Maria, Maria’, ‘Romaria’ e ‘Calix Bento’, aliadas a clássicos tradicionais do Natal”, revela Rêgo.

 

Todas essas apresentações fazem parte do projeto Sacadas Musicais realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop).

 

Palco da Esperança – Além das sacadas, corais formados por alunos de escolas municipais de Salvador se apresentarão no Palco da Esperança, no pátio da Igreja São Pedro dos Clérigos, também no Pelourinho, do dia 11 a 15 de dezembro, a partir das 17h. Na próxima segunda-feira (11), se apresenta o coral infantil da Escola Municipal Maria Quitéria (Matatu). Na terça (12), sobe ao palco o coral infantil da Escola Municipal Vitória da Conquista (Itapuã) e o coral da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Makota Valdina (Engenho Velho da Federação) e Maria Amália Paiva (Nordeste de Amaralina).

 

Na quarta-feira (13), haverá uma apresentação musical feita por alunos da Escola Municipal Allan Kardec (Itapuã) e a apresentação do coral da Escola Municipal Adauto Pereira (Cajazeiras). Na quinta-feira (14), se apresentam os corais da Escola Municipal Barbosa Romeo (São Cristóvão) e da Escola Municipal Visconde de Cairu (Brotas). Encerrando, na sexta (15), se apresentam o coral da Escola Municipal Padre Ugo Meregali (Nova Brasília) e o Coral Louvor Jovem do Colégio Adventista (Nazaré).

 

Palco da Anunciação – As apresentações de corais se estendem ainda ao Palco da Anunciação, montado no Largo do Cruzeiro de São Francisco. No local, serão realizados concertos e corais de 18 a 23 de dezembro. No dia 18, a partir das 17h30, haverá as apresentações do Coral Allegro I sob regência da maestrina Poliana Monteiro e da Orquestra Fred Dantas com o tema Um Natal Brasileiro.

 

No dia 19, a partir das 17h, se apresentam o Coral da Hora da Criança; o Coral Igreja Batista Nazareth I sob regência do maestro Jean Prado e a Orquestra Zeca Freitas sob regência do maestro Zeca Freitas e com o tema “Natal de Jobim a Beethoven”.

 

No dia 20, a partir das 17h30, haverá as apresentações do Coral do Mosteiro de São Bento, sob regência do maestro Vinícios Ferraz, e Orquestra da Banda da Guarda Civil Municipal, com o tema “A Magia do Natal e as Músicas do Rei Roberto Carlos”.

 

No dia 21, também a partir das 17h30, o público vai poder conferir as apresentações do coral ARS Cantandi sob regência do maestro Carlos Veiga Filho e da orquestra Sergio Benutti com o tema Natal do Cinema ao Jazz.

 

No dia 22, a partir das 17h30, haverá as apresentações do Coral Ecumênico da Bahia e da orquestra da Câmara de Salvador, sob regência do maestro Ângelo Rafael, com o tema “Melodias Inesquecíveis”.

 

No dia 23, a partir das 17h, encerram o projeto as apresentações do Coral para Adonai; de Mário Show e o Coral Vozes do Mané Dendê e da Orquestra Paulo Primo sob regência do maestro Paulo Primo, com o tema “Natal com Beatles”.

Foto/Reprodução: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.