segunda, 04 de março de 2024
Euro 5.379 Dólar 4.9545

BUTANTAN VAI INICIAR TESTE PRÉ-CLÍNICO DE VACINA CONTRA ZIKA EM 2024

LIZANDRA MUNIZ - 07/12/2023 16:34

Nesta quinta-feira (07), o Instituto Butantan anunciou que está desenvolvendo uma vacina contra o vírus Zika, que pode causar microcefalia em bebês quando a infecção acontece durante a gestação. O imunizante é feito com um vírus inativado, plataforma classificada pelo instituto como ideal, e é mais segura para aplicar em mulheres grávidas.

A expectativa é que os testes em animais comecem no segundo semestre de 2024. “Os pesquisadores têm se dedicado ao estudo da vacina desde 2015, quando o Brasil enfrentou uma epidemia do vírus”, destacou o Butantan. Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2015 e 2022, o país registrou quase 1,9 mil casos de microcefalia congênita.

“Estudos de prova de conceito feitos em animais, para avaliar a viabilidade do produto, já mostraram que a vacina é capaz de gerar anticorpos neutralizantes contra o Zika. A próxima etapa, prevista para agosto de 2024, é fazer testes pré-clínicos de segurança para verificar a tolerabilidade e possíveis reações adversas”, destacou o Butantan.

“Apesar de ainda estar em fase inicial, a expectativa em relação à nova candidata a vacina é positiva. Ela utiliza técnicas clássicas de produção, além de um adjuvante tradicional, o hidróxido de alumínio (composto responsável por potencializar a resposta e ajudar a mantê-la a longo prazo). São métodos conhecidos e considerados seguros pela comunidade científica.”

(Correios)

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.