domingo, 16 de junho de 2024
Euro 5.7376 Dólar 5.3763

PT BAHIA PROMOVE ENCONTRO PARA ESTIMULAR MAIOR PARTICIPAÇÃO DE INDÍGENAS NA POLÍTICA

Victoria Isabel - 06/12/2023 08:17

O Partido dos Trabalhadores da Bahia vai promover o I Encontro Estadual do Setorial Indígena, o primeiro de um partido político na Bahia, na cidade de Feira de Santana, no Único Apart Hotel, nos dias 9 e 10 de dezembro, com o objetivo de estimular uma participação maior de indígenas na política. No evento, membros do partido e militantes vão discutir estratégias para fortalecer as candidaturas indígenas nas eleições de 2024 e 2026 e analisar o panorama dos povos indígenas petistas no estado, além de dar mais organicidade a esses filiados e formular políticas públicas.

A expectativa é reunir cerca de cem indígenas de 17 Territórios de Identidade, com 32 municípios de diversas regiões do estado representados. O coordenador do Setorial Indígena do PT Bahia, Agnaldo Pataxó, destacou a importância da organização dos indígenas para fortalecimento e garantia dos direitos do grupo à saúde, educação, segurança e questões territoriais, dentre outros, e defendeu que os indígenas tenham mais representatividade na política para participar ativamente das discussões e decisões nos espaços de poder.

“O Encontro neste final de semana será um momento importante de debates para compreendermos e avançarmos na garantia dos nossos direitos, e o PT é o partido que mais defende os índios em seus programas e políticas, sempre lutando ao nosso lado. Vamos reforçar mais nossa participação na política, defendendo nossos direitos e entendemos que, para isto, nós mesmos temos que fazer essa disputa e falar por nós mesmos. Temos quase 84 mil índios vivendo nas aldeias e quase 150 mil vivendo nas cidades. Depois do Amazonas, a Bahia é o maior estado com população indígena do Brasil”, afirmou o coordenador do Setorial, Agnaldo Pataxó.

Para a secretária de Movimentos Populares do PT Bahia, Rafaella Rios, o encontro tem uma importância histórica. “2023 foi o primeiro ano em que a Bahia foi governada por uma pessoa indígena, e nós do PT escolhemos finalizar o ano com o 1º Encontro Indígena do PT. Então tem essa simbologia de reconhecimento a esses povos originários como fundamentais para construção da esquerda na Bahia e para a construção das políticas públicas dos nossos governos. Vai ser o momento de ouvir também essas pessoas sobre o que a gente tem feito na Bahia. Então vai ser uma troca importante de formulação de política pública, de formação política e de construção para as eleições”, destacou Rafaella.

Programação – A programação do I Encontro Estadual do Setorial Indígena do Partido dos Trabalhadores da Bahia terá abertura no sábado, 09, às 09h30, com uma apresentação ritual; pela tarde, às 14 horas, haverá uma mesa para discutir a conjuntura e o panorama dos povos indígenas filiados ao PT nos municípios baianos. Às 19 horas, será realizada a noite cultural do Encontro.

No domingo, 10, a programação contará com oficinas a partir das 08 horas em que serão discutidos os desafios da organização e financiamento das candidaturas indígenas, a formação da militância petista, com ênfase para mulheres e jovens indígenas, a busca pela unidade entre os partidos de esquerda e a liderança política indígena na Bahia, além das relações de poder e política. Pela tarde, às 14 horas, haverá uma plenária de apresentação do resultado das oficinas e produção de documento final do Encontro e às 16h, a leitura e entrega de carta do Encontro. O encerramento será às 17 horas.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.