domingo, 14 de julho de 2024
Euro 5.9241 Dólar 5.4292

DEPUTADO HASSAN DEFENDE AÇÕES URGENTES PARA ENFRENTAR CONSEQUÊNCIAS DA SECA

João Paulo - 06/12/2023 07:40 - Atualizado 06/12/2023

Preocupado com as consequências da seca intensa que atingem principalmente o semiárido baiano, o deputado municipalista Hassan (PP) defendeu a necessidade da união de todas os órgãos envolvidos na questão para a adoção de medidas urgentes visando a atender as demandas do homem do campo. Ao participar nesta terça-feira (5) da reunião conjunta das comissões de Agricultura e Política Rural e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Hassan destacou que o governo do estado tem planos de ação, e apoiou a proposta das comissões de agricultura e infraestrutura de solicitar audiência com governador Jerônimo Rodrigues para tratar da questão.

Na sequência, juntamente com a comitiva de deputados que fazem parte do Bloco G+, Hassan participou de almoço com o governador em exercício, Geraldo Junior, sobre ações emergenciais de enfrentamento da seca que estão sendo implementadas pelo governo através dos órgãos pertinentes, a exemplo das secretarias da Agricultura, Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Defesa Civil.No final do encontro, Geraldo Junior afirmou que nesta quarta-feira (6) vai se reunir com o governador Jerônimo Rodrigues, que retorna de viagem, para relatar a demanda dos deputados a respeito do plano de ações com as contribuições e sugestões dos parlamentares.

O parlamentar destacou a importância da ação do governo estadual junto ao governo federal para o reconhecimento da situação de emergência que pode ser decretada pelos municípios castigados pela seca, e viabilizar medidas de apoio. Hassan relatou que na última semana esteve em vários municípios de sua base política e testemunhou o sofrimento do homem do campo, produtores, criadores, agricultores familiares, com grandes dificuldades para alimentar e dessedentar os animais. “É triste ver pessoas sofrendo, animais morrendo ou vendidos abaixo do preço de mercado, ou sendo doados por não ter como alimentar ou matar a sede animal”, lamentou o parlamentar, citando ainda a dificuldade de achar o feno para comprar, e a saca de milho a preço elevado.

O deputado salienta que “nosso pensamento e intenção é de união, para levar ações práticas como subsídio para ração animal e água para pessoas e também para os animais”. O parlamentar lembrou ainda que, de acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos, em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais. O Bloco G+ é composto pelos deputados Hassan, Eduardo Salles, Antonio Henrique, Soane, Niltinho, Mateus Ferreira, Fabíola e Rogério Andrade.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.