segunda, 17 de junho de 2024
Euro 5.7997 Dólar 5.4125

CBPM REALIZA UMA NOVA ETAPA DE LEVANTAMENTOS AEROGEOFÍSICOS NO NORTE DA BAHIA

LIZANDRA MUNIZ - 04/12/2023 19:52

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) iniciou uma nova etapa de aerolevantamentos na Bahia a partir de um investimento de sete milhões de reais. Estão sendo utilizadas as mais recentes tecnologias aerogeofísicas disponíveis no mercado.

“É o método disponível na indústria que tem a melhor qualidade de sinal, a melhor resolução, então a CBPM está com dados na vanguarda do que se tem hoje em dia em levantamentos aerogeofísicos eletromagnéticos. Vai ser possível trabalhar em grandes áreas com precisão e em curto espaço de tempo. E tudo isso vai ocorrer sem agredir o ambiente. Vamos estabelecer trabalhos subsequentes logo após os resultados destes aerolevantamentos, que vai depender dos resultados encontrados”, pontuou o geólogo da CBPM, Ives Garrido.

Durante a nova pesquisa, a área em questão será localizada no extremo norte da Bahia, sob a influência das faixas marginais de Rio Preto e Riacho do Pontal, que fazem parte da borda norte do Cráton do São Francisco. Essa região possui importantes depósitos minerais, tais como grandes depósitos de Fe-Ti-V associados ao Complexo Máfico-ultramáfico de Campo Alegre de Lourdes, depósitos expressivos de rochas fosfáticas associados ao Complexo Carbonatítico de Angicos Dias e o depósito magmático de sulfetos de Ni-Cu denominado Caboclo dos Mangueiros.

Para este projeto, serão construídos 1.260,28km2, o que significa 6.982,00 quilômetros de linhas de voo, usando dois métodos diferentes: eletromagnéticos e magnéticos. As linhas de voo e de produção têm larguras de 200 metros e 2.000 metros, respectivamente. A altura de voo será de 72 metros e as bobinas do transmissor, do receptor eletromagnético e do magnetômetro deverão estar no máximo a 35 metros do terreno.

(Portal A Tarde)

 

Foto: Divulgação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.