O Ibovespa hoje (1) chegou a atingir 128 mil pontos impulsionado por projeções otimistas da XP para 2024, contrastando com a queda de 8% das ações da Braskem devido ao potencial colapso de uma mina em Maceió.
Enquanto o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconhece melhorias na expectativa de inflação, mantém cautela sobre os cortes da taxa básica de juros, e o governo reafirma o compromisso com o déficit zero em 2024.
Internacionalmente, Jerome Powell, do Fed dos EUA, adota uma postura prudente, enfatizando a necessidade de agir com cuidado diante de riscos mais equilibrados, descartando corte de juros no momento. Este cenário complexo reflete a sensibilidade do mercado, com otimismo em alguns aspectos, mas desafios persistentes e a interdependência entre fatores locais e externos moldando o ambiente de investimento.
Câmbio
O desempenho do dólar hoje (1) foi marcado por uma trajetória de queda, refletindo a reação às declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Inicialmente, a moeda norte-americana começou o dia em queda, cotada a R$ 4,9099, porém, perdeu ainda mais valor ao longo do dia, atingindo o patamar de R$ 4,8794, representando uma queda de 0,74%.
Foto: NurPhoto/Getty Images