segunda, 15 de julho de 2024
Euro 5.9338 Dólar 5.4493

ESTUDANTES DE ÁREAS REMOTAS DA BAHIA CONHECEM SALVADOR

LUIZA SANTOS - 01/12/2023 16:42

Graças ao Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), programa da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), a estudante Raquel Santos Abreu, 18 anos, moradora do povoado de Bandeira Nova, do município de Poções, veio com mais 14 colegas a Salvador para conhecer a capital, onde fizeram uma visita guiada ao Centro Histórico e ao Farol da Barra. A aula de campo, na quinta e nesta sexta-feira (31/11 e 1º/12), envolveu uma experiência única para muitos que também tomaram seu primeiro banho de mar, na Praia de Stella Maris.

Todos os estudantes ficaram hospedados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), onde tiveram a oportunidade de conhecer os estúdios do Emitec, de onde as aulas são transmitidas, via satélite e em tempo real, para mais de 15 mil jovens, que, assim como Raquel, moram em áreas remotas da Bahia. Raquel, que faz o 2º ano do Ensino Médio, ressalta que seria inviável estudar se não fosse o programa. “Não tinha ideia da estrutura por trás das câmeras para transmitir as aulas, aqui em Salvador. Aliás, esta visita está sendo uma oportunidade única, porque nunca tinha tomado banho de mar”, comemora a estudante.

Sua colega Eliete Moreira de Santana, 35 anos, está concluindo o Ensino Médio este ano. Para ela, o Emitec está viabilizando a realização de dois sonhos: retomar os estudos, que abandonou na adolescência, e andar pelos pontos turísticos de Salvador, que só conhecia pela TV. “Moro no povoado de Santa Rosa e trabalho como doméstica. Se não fosse o Emitec, a única forma de estudar seria ir todos os dias para Poções, uma logística muito difícil de realizar, se comparada à proximidade com Bandeira Nova, onde assisto as aulas todas as noites”, ressalta, revelando também que pretende cursar Enfermagem e fazer um concurso público.

FOTO: Ascom/SEC

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.