Noventa e quatro projetos que contribuem para a melhoria de desempenho socioambiental da indústria baiana estão concorrendo ao Prêmio Indústria Baiana Sustentável, uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Os vencedores da 14ª edição da premiação serão conhecidos em solenidade no dia 06 de dezembro, no auditório da FIEB, no bairro Stiep, em Salvador.
O número de participantes neste ano é 36% superior ao registrado na última edição do prêmio, realizada em 2021. No caso dos projetos desenvolvidos por micro e pequenas empresas, o crescimento é de 150%. “A parceria entre FIEB e Sebrae, com o Núcleo de Serviços, contribuiu para o aumento da participação das empresas de menor porte. Isso mostra que as empresas do setor industrial, independentemente do tamanho, estão cada vez mais atentas às demandas em relação a padrões de sustentabilidade”, comemora a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros.
A premiação vai destacar projetos em quatro modalidades: Micro/Pequenas empresas; Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental; Tecnologias Sustentáveis; e Trabalhos da Academia (pós-graduação) e de Centros de Pesquisas Aplicadas com foco em inovações tecnológicas sustentáveis na indústria.
“Essa iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS/Pacto Global e permite que o setor empresarial demonstre como os seus negócios ajudam no avanço do desenvolvimento sustentável do estado da Bahia, tanto minimizando os impactos negativos, quanto maximizando os impactos positivos decorrentes das atividades produtivas”, ressalta Arlinda Negreiros.
A 14ª edição do Prêmio Indústria Baiana Sustentável conta com patrocínio das empresas Acelen, Atlantic Nickel, Basf, Bracell, Braskem, Equinox Gold, Largo, Petro Recôncavo, Suzano, Tecnosonda, Unigel e Veracel; além do apoio do Sebrae-BA.
FOTO: Divulgação