quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5667 Dólar 5.194

AGE DA PETROBRAS APROVA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL COM 54,98% DOS VOTOS

LIZANDRA MUNIZ - 30/11/2023 18:17

Nesta quinta-feira (30), a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Petrobras aprovou, por maioria (54,98%) dos votos, as sugestões do conselho de administração para as alterações no Estatuto Social da companhia. Um dos assuntos mais polêmicos é a criação de uma reserva de capital para pagamento de dividendos, desagradando o mercado por ameaçar a distribuição de proventos extraordinários, segundo avaliação de analistas. Os votos contra a proposta somaram 31,96%, enquanto as abstenções, 13,06%.

O mercado esperava que as mudanças no Estatuto fossem aprovadas porque a União é a empresa que tem mais votos.

A AGE também analisou a polêmica exclusão das vedações à nomeação de dirigentes, tema que atravessa administrações do estatal. No governo Bolsonaro, tanto no governo Lula, nomes que deveriam ser excluídos devido a conflito de interesses por fazerem parte do governo ou partidos políticos assumiram cadeiras no conselho de administração.

Na quarta-feira (29), o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu parar de analisar uma proposta que muda o caput 21 do Estatuto, e trata sobre conflitos de interesses nas nomeações de dirigentes. A ideia do conselho para a AGE é incluir um parágrafo no Estatuto para que os conflitos de interesses formais sejam resolvidos individualmente.

(Correios)

 

 

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.