Onze deputados federais eleitos pela Bahia assinaram uma carta aberta elaborada pela Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia) solicitando o fim do oligopólio no transporte rodoviário de passageiros. Conforme o documento, algumas poucas companhias dominam o mercado, mantendo preços elevados nas passagens entre cidades e estados.
A carta foi assinada por cerca de 130 parlamentares. Dentre eles, os baianos Adolfo Viana (PSDB), Bacelar (PV), Charles Fernandes (PSD), Daniel Almeida (PCdoB), Jorge Solla (PT), Lídice da Mata (PSB), Márcio Marinho (Republicanos), Pastor Sargento Isidório (Avante), Rogéria Santos (Republicanos), Waldenor Pereira (PT) e Valmir Assunção (PT).
“O mercado, em todos os segmentos, tem avançado. O transporte rodoviário de passageiros, infelizmente, não. Quatro ou cinco empresas dominam o modelo e impedem a democratização. Estamos defendendo um modelo agora mais barato, mais acessível, que atenda melhor ao cidadão. Mas o oligopólio é muito forte e mantém essas práticas antigas, de concentração de poder”, analisou Bacelar, em entrevista ao portal A TARDE.
“Tudo isso tem atrasado o desenvolvimento do Brasil no setor, evitando a criação de emprego e renda, com um serviço muito caro”, acrescentou o parlamentar baiano do PV.
(Portal A Tarde)
Foto: Uendel Galter