sexta, 17 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

MRV SE ALIA A SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD) EM CAMPANHA PARA ALERTAR SEUS OPERÁRIOS E A SOCIEDADE SOBRE O CÂNCER DE PELE

João Paulo - 28/11/2023 10:29

A MRV, maior construtora da América Latina, se uniu a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para reforçar a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de pele, Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A empresa realizará ações educativas em canteiros de obras por todo o Brasil, em suas mídias sociais, na TV fechada, além de levar o tema para a Arena MRV, em Belo Horizonte. Em Salvador, a ação aconteceu nesta terça-feira, 28/11, na obra do Reserva da Colina, na região de Cajazeiras, com uma palestra com a dermatologista Lorena Marçal Sant’Ana, médica da SBD, e entrega de material educativo sobre a temática. A ação se repete na quarta-feira, 29, no canteiro do Solar Vista Mar, em Pirajá.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele ​é o mais frequente no Brasil, correspondendo a 33% de todos ​os tumores malignos registrados no país.​ Entre 2023 e 2025, são estimados cerca de 220 mil novos casos, sendo o tipo de câncer mais comum entre os homens. Além da genética, a principal causa da doença é a falta de proteção contra os raios UV, provenientes do sol.​ De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), uma em cada três mortes por câncer de pele não melanoma é causada pela radiação ultravioleta do trabalho ao ar livre.

Diante desse cenário, a MRV, que já tem uma atuação constante de prevenção, está realizando, com a adesão à campanha Dezembro Laranja, ações de reforço na conscientização e mudança de cultura em prol do uso correto do protetor solar. “Os números do INCA nos trazem um alerta para a importância da informação e educação sobre o câncer de pele, principalmente no setor da construção civil, em que mais de 80% dos trabalhadores são homens. Há mais de dez anos disponibilizamos protetor solar para as equipes que estão nos canteiros de obras, mas sentimos a necessidade de ir além, de mostrar a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce.”, destaca Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.

“Criamos um conjunto de iniciativas pensadas para a comunidade de colaboradores da MRV&CO, o ‘Cuidando de quem constrói’. Elas materializam o nosso compromisso com a valorização da saúde física, mental e emocional dos trabalhadores”, completa o executivo. Como parte dessas ações teremos: palestras com dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia nos canteiros de obras para conscientização e prevenção da doença, triagem e atendimento médico, distribuição do manual “ABCDE da pinta” e gibis temáticos da Turma da Mônica produzidos pela SBD, para que os trabalhadores compartilhem com familiares, além da distribuição de protetores solares.

“Cuidar dos nossos funcionários é fundamental para o crescimento da nossa empresa. A adesão ao Dezembro Laranja neste ano é mais um passo na longa campanha que temos. Como uma das maiores companhias do ramo de construção do Brasil, esperamos não só conscientizar os nossos mais de 20 mil funcionários, mas levar também o exemplo ao setor, que é um dos que mais empregam no país”, afirma Raphael Lafetá, Diretor Executivo de Relações Institucional e Sustentabilidade da MRV&CO.

Crédito: Reprodução/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.