quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

MORADORES DE PARIPE COBRAM SOLUÇÃO SOBRE OBRAS DO VLT

João Paulo - 28/11/2023 06:58

Nesta segunda-feira (27) ocorreu mais uma edição do projeto Câmara Itinerante. Dessa vez, a sessão ordinária foi realizada no Colégio Estadual Barros Barreto, na Rua da Austrália, em Paripe. A ideia é aproximar vereadores e população, para que os moradores possam indicar quais problemas precisam ser sanados.

Jacqson Dias, liderança comunitária de Fazenda Coutos III, afirmou que o transporte público no Subúrbio Ferroviário está sucateado. Outras lideranças criticaram o final das operações do trem que circulava entre a Calçada e os bairros da região.  O trem foi desativado em fevereiro de 2021. E, em agosto deste ano, o Governo do Estado da Bahia anunciou uma nova licitação para implantar o VLT no Subúrbio Ferroviário.

Já Anselmo Soares, liderança do bairro Fazenda Coutos, afirmou que a população deve estar consciente no momento de escolher seus representantes. “É importante que a população do Subúrbio escolha como seus representantes lideranças que são dos bairros dessa região de Salvador e que atuam em prol dessas comunidades”, disse.

Representando o Instituto Jovens Periféricos, Jadson Palma questionou os vereadores acerca de projetos voltados para a juventude das regiões periféricas de Salvador. Ele próprio elaborou “um projeto de requalificação dos jovens através das escolas públicas” que enviou aos parlamentares.

O coordenador executivo do projeto é o vereador Luiz Carlos Suíca (PT),  em parceria com a Escola do Legislativo, dirigida pela vereadora Marta Rodrigues (PT). “Neste espaço conseguimos dar voz e vez às lideranças que representam as associações das localidades, intercalando com colocações dos vereadores”, frisou Suíca.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Muniz (PSDB), o objetivo do projeto é aproximar, ainda mais, a Câmara de Salvador das comunidades. “O Subúrbio Ferroviário necessita de melhorias de equipamentos e serviços públicos de diferentes esferas governamentais. E também é papel do vereador levar essas demandas para o Executivo”, apoiou.

O vereador Orlando Palhinha (União) salientou que mantém projetos sociais no Subúrbio Ferroviário. “É necessário que a comunidade do Subúrbio venha a eleger seus legítimos representantes na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados”, disse.

As lideranças do Subúrbio Ferroviário também elogiaram a atuação dos vereadores Luiz Carlos Suica (PT), Isnard Araújo (PL), Marta Rodrigues (PT), Augusto Vasconcelos (PcdoB), Randerson Leal (PDT) e Hélio Ferreira (PcdoB) em prol da população dos bairros que integram essa região de Salvador.

A edição atual do projeto Câmara Itinerante já contemplou 16 localidades: Alto da Terezinha, Coutos, Fazenda Coutos, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Itacaranha, Nova Constituinte, Paripe, Periperi, Plataforma, Praia Grande, Rio Sena, São João do Cabrito, São Tomé e Lobato.

Foto: divulgação/CMS

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.