sábado, 20 de julho de 2024
Euro 6.098 Dólar 5.6089

MINISTRO DO TRABALHO AFIRMA QUE PROJETO SOBRE SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS SÓ DEVE SER ENCAMINHADO EM 2024

LIZANDRA MUNIZ - 28/11/2023 18:42

Nesta terça-feira (28), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que o projeto sobre o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) deve ser encaminhado pelo governo federal ao Congresso Nacional apenas em 2024.

O saque-aniversário permite que o empregado usufrua de uma parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. No entanto, se o funcionário for demitido, ele pode sacar apenas o valor correspondente à multa rescisória, não podendo sacar o valor total da conta. Esse é um dos pontos criticados por Luiz Marinho.

“Acho que teremos dificuldade de sanar esse problema, esse ano e provavelmente nós só conseguiremos fazer, encaminhar para o Congresso Nacional no começo do ano, tenho tratado disso com a Casa Civil reiteradamente, falei recentemente com o presidente Lula”, disse o ministro durante reunião do Conselho Curador do FGTS.

Luiz Marinho não explicou, nesta terça-feira, o motivo pelo qual o projeto foi adiado para o Congresso Nacional, mas disse que o tema precisa ser tramitado no governo antes de ser enviado aos parlamentares.

“Esse é um compromisso que temos, as nossas devidas desculpas por não conseguir encontrar a solução, porque isso depende de tramitação de projeto internamente no governo, posteriormente no parlamento brasileiro porque está amarrado em uma lei, é preciso revogação total ou parcial dessa lei pra dar acesso a essa garantia aos trabalhadores”.

(G1)

 

 

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.