terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1939

C6 BANK DISPONIBILIZA DOWNLOAD GRATUITO DO LIVRO AMAZÔNIA DAS CRIANÇAS

João Paulo - 27/11/2023 11:20

Já está disponível para download gratuito no site do C6 Bank o livro “Amazônia das Crianças”, do fotógrafo Araquém Alcântara, um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil. Em seu primeiro livro infantil, ele retrata e dá voz a 15 meninos e meninas que vivem na maior floresta tropical do mundo. O banco também disponibiliza o download gratuito do guia de navegação para professores – um material que serve de apoio para trabalhar a obra em sala de aula.

O livro e o guia podem ser baixados em pdf, ePub para Kindle e Google Play Livros no site https://www.c6bank.com.br/c6-escola. O pré-lançamento da obra, patrocinada pelo C6 Bank e pela Mastercard, aconteceu na semana passada, durante a Virada Sustentável de Belém (PA), com a abertura de uma mostra fotográfica. A exposição ao ar livre e gratuita dá destaque para as principais imagens do livro e seus personagens reais.

No “Amazônia das Crianças”, são elas que contam, em primeira pessoa, como é viver a infância na imensidão do bioma amazônico, em relatos inspirados no cotidiano e nas lendas da região. Além das imagens de Araquém Alcântara – que tem mais de 60 livros publicados sobre temas ambientais – a obra traz textos do jornalista Morris Kachani e ilustrações do artista Angelo Abu. As personagens são crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras, que representam a diversidade da Amazônia, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima.

Além de apoiar Araquém Alcântara desde a concepção do projeto que originou o “Amazônia das Crianças”, com patrocínio direto e sem incentivos públicos, o C6 Bank e a Mastercard querem deixar um legado para as comunidades da região e fazer com que a Amazônia retratada no livro, em fotos e histórias, seja conhecida no país inteiro. Em parceria com a Associação Vaga Lume, presente em 22 municípios da Amazônia Legal e responsável pela implantação e fomento de 95 bibliotecas comunitárias, o banco fará uma ação de incentivo à leitura em comunidades de seis estados da região. Cerca de 2 mil livros serão distribuídos a escolas públicas. Escolas das comunidades envolvidas no projeto receberão a nova publicação de Araquém além de um acervo com 120 outros títulos.

“A literatura e a fotografia são uma ferramenta poderosa para estimular a consciência ambiental nas crianças. Por isso, além de viabilizar o livro, queríamos que ele chegasse nas escolas e nas famílias do país inteiro”, diz Alexandra Pain, chefe de ESG do C6 Bank. “Ao se enxergarem nos meninos e meninas da Amazônia, e ao mesmo tempo conhecerem visões de mundo diferentes, as novas gerações aprendem sobre a importância de preservar a vida e o planeta.”

A Vaga Lume também vai realizar encontros de formação de mediação de leitura nas comunidades que participaram do livro “Amazônia das Crianças”. A obra de Araquém Alcântara vem acompanhada de uma edição do livro do professor, com informações e sugestões de atividades que têm o objetivo de ampliar o conceito de sustentabilidade e discutir modelos de sociedades do futuro. Os textos do “Guia de Navegação” são do professor Zysman Neiman e a edição final do jornalista Décio Galina. Os volumes estão reunidos em um box e serão usados na formação dos mediadores.

(Foto: GABRIELA BILO / ESTADAO)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.