sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MODERNIZAÇÃO DO AEROPORTO E CAPACITAÇÃO TURÍSTICA BENEFICIAM LENÇÓIS

Victoria Isabel - 24/11/2023 11:55

O destino Lençóis, na zona turística Chapada Diamantina, comemora a modernização do Aeroporto Coronel Horácio de Matos, localizado a 20 quilômetros do centro da cidade. Após negociações entre os governos municipal, estadual e federal, a partir da próxima quinta-feira (30), o terminal aeroviário poderá receber aeronaves de grande porte, como o Embraer 195-E2 e o Boeing 737-800, utilizando novos procedimentos de pousos e decolagens, autorizados pelo Departamento Nacional de Controle do Espaço Aéreo.

Atualmente, o município tem conectividade aérea com Salvador e Confins (MG), usando aeronaves de menor porte. A tendência é que, após a intervenção no aeroporto, surjam novos voos para Lençóis. “A modernização do aeroporto é um marco, resultado da parceria da prefeitura com o governo estadual, que abre as portas de Lençóis para o mundo. Estamos prontos para receber mais turistas e oferecer experiências únicas, cujo resultado será o aquecimento da economia”, pontuou a secretária de Turismo de Lençóis, Laura Garcia.

Com a perspectiva de aumento no número de visitantes na Chapada Dimantina, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu, nesta semana, em Lençóis, a capacitação e qualificação sobre o atendimento a turistas LGBTQIAPN+ , para gestores públicos, empresários e profissionais que atuam em atividades de lazer na região. Os cursos, em parceria com a prefeitura, abordaram temas como inclusão, estruturação de destinos gay friendly (simpatizante) e potencial econômico do segmento.

“Essa iniciativa merece parabéns. A atualização sobre a diversidade sexual e de gênero é importante para garantir um atendimento no turismo cada vez mais qualificado e promover o desenvolvimento da nossa região”, declarou a museóloga e pesquisadora cultural Luciana Moniz, que participou da capacitação.

“A Chapada está entre os locais mais procurados por viajantes em busca de um destino gay friendly, que oferece riquezas naturais. Por isso, investimos na preparação dos agentes que fazem o turismo em Lençóis e municípios vizinhos, para receber bem o visitante desse segmento, que movimenta três bilhões de dólares no mundo”, explicou a coordenadora do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, a drag queen Petra Perón.

Foto: Tatiana Azeviche Setur

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.