sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

HADDAD AFIRMA QUE GOVERNO APRESENTARÁ PROPOSTA PARA SUBSTITUIR A DESONERAÇÃO

João Paulo - 24/11/2023 14:54

Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, afirmou nesta sexta-feira (24) que o governo apresentará até o fim do ano uma proposta para substituir a desoneração da folha de pagamento, vetada integralmente nesta quinta (23) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Haddad convocou uma entrevista coletiva na noite de quinta, para esclarecer, a pedido do presidente Lula, o veto da desoneração. Segundo Haddad, as medidas para equacionar o fim da desoneração serão enviadas após a COP 28 (reunião climática da ONU, que acontece nas primeiras duas semanas de dezembro), quando a votação da Reforma Tributária já deverá ter acontecido.

O ministro não detalhou o que deve ser apresentado, dizendo ser necessário aguardar as discussões de projetos que estão em avaliação no Legislativo. E explicou que o Executivo vai esperar para observar como o Legislativo se posicionará em temas como a lei que regulamenta as apostas esportivas e a proposta de taxação dos fundos dos super-ricos. A previsão é de que as matérias cheguem ao plenário na terça ou quarta da semana que vem.

Sobre a desoneração da folha de pagamento, Haddad defendeu a inconstitucionalidade da medida, motivo citado por Lula no veto. Ele afirmou que a decisão foi subsidiada por pareceres da AGU (Advocacia Geral da União) e da PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda). O ministro evitou responder se o Executivo levaria a questão à Justiça caso o Congresso derrube o veto, como vêm anunciando parlamentares. A esperança, segundo ele, é que o tema seja pacificado quando as razões e alternativas para a desoneração forem apresentadas aos parlamentares.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.