Na abertura do I Fórum Mineração & Sustentabilidade, promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), o presidente da empresa, Henrique Carballal, contou algumas novidades para a Bahia, que está fechando acordos com diversas empresas do segmento.
No dia 11 de dezembro, o governador irá assinar o contrato com uma empresa canadense que irá retirar sílica (mineral dióxido de silício que está presente nas rochas, areias, quartzo, quartzito e em outros materiais) de Belmonte, cidade do sul da Bahia. A mesma empresa irá instalar duas plantas industriais no estado, em Ilhéus e na Região Metropolitana de Salvador.
Ainda é representativa a participação e a colaboração da China no debate das energias renováveis, o que é destacado pelo governo baiano. “Existem muitos investidores interessados. Hoje tivemos a presença de investidores chineses, que são conhecidos por se interessarem muito por energia renováveis. A China é uma nação que leva muito a sério essa questão, porque tem 1,4 milhão de pessoas e o desafio de tornar o país sustentável”, explica João Gabriel
“Os grandes empresários têm aplicado no conhecimento, investimento e produção [de minerais] na Bahia. Esses painéis [do fórum] foram importantíssimos, pois apresentaram os conceitos que a Bahia espera da mineração, com efeito para o agora e para o futuro”, aponta o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior.
Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE