Nesta quinta-feira (23), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o Beneficiômetro da Seguridade Social. A ideia é compreender as políticas sociais no Brasil, quantificar seus efeitos e, consequentemente, analisar os avanços sociais no país.
O instrumento contém um total de 121 indicadores de três áreas: saúde, assistência social e Previdência Social. Os dados estão organizados em um portal, com textos que auxiliam na análise e explicação dos dados e indicadores.
Os indicadores abrangem benefícios financeiros e não financeiros, com tópicos como saúde sexual e reprodutiva, saúde materna e infantil, cobertura vacinal, previdenciária e serviços socioassistenciais.
“Essa ferramenta representa um passo significativo para monitorar e promover o aprimoramento das políticas sociais no Brasil. Ao fornecer uma análise detalhada dos benefícios oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), pela assistência social e pela previdência, o Ipea contribui para a transparência na gestão pública e promove uma visão mais clara dos avanços sociais no país.”
(Correios)
Foto: Helio Montferre/Ipea