A Black Friday acontece na próxima sexta-feira dia 24 e se consolidou na última década como uma importante data de vendas para o comércio. O portal A Tarde ouviu economistas e especialistas que deram dicas para evitar o consumidor cair em golpes. O economista da Pesquisa de Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Denilson Lima, falou sobre os valores que são ofertados no evento e ainda deu dicas para evitar que os consumidores interessados em comprar algum produto sejam enganados pelas falsas ofertas.
“Muitas vezes vale a pena, sim. Entretanto, para se verificar a veracidade da redução dos preços, será necessário que o consumidor interessado em realizar as compras no período da Black Friday comece a acompanhar e comparar os preços dos produtos, pelo menos três meses antes, pois só assim irá verificar se efetivamente houve a alardeada diminuição”, afirmou.
Segundo levantamento produzido pelo grupo Zoom/Buscapé, entre os dias 29 de outubro e 11 de novembro, celulares e smartphones acumularam altas superiores a 4,6%, enquanto lavadores registraram aumento de 5,7%. Uma pesquisa com pouco mais de 23,5 mil internautas do site Reclame Aqui aponta que quase 49% consideram a data uma “Black Fraude”.
Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE