domingo, 15 de setembro de 2024
Euro 6.2467 Dólar 5.6308

FESTIVAL INTERNACIONAL DO AUDIOVISUAL NEGRO PROPÕE REPENSAR PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS

Victoria Isabel - 22/11/2023 11:09

Com uma programação intensa, teve início nesta terça-feira (21) o Festival Internacional do Audiovisual Negro (Fianb), realizado pela primeira vez em Salvador. O evento integra a programação do Salvador Capital Afro e segue até sábado (25) com atividades em diversos pontos de cultura da capital. O Fianb tem patrocínio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

O festival, que é promovido pela Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), está na quarta edição e tem entrada gratuita. A abertura do festival ocorreu no Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. A professora do departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), historiadora e curadora, Bel Melo, e o mestre em Geografia e doutor em Antropologia, Alex Ratts, foram responsáveis por iniciar os debates.

Na fala de abertura, o titular da Secult, Pedro Tourinho, explicou que parte do compromisso da Prefeitura de fomento ao audiovisual é reverter a lógica para que a população negra possa não apenas se ver nas histórias, como também se beneficiar economicamente delas.

“O audiovisual para Salvador é um desafio grande, mas acima de tudo uma oportunidade. Nosso plano é que, em três anos, o audiovisual seja um dos principais segmentos da economia da cidade. Estamos investindo para que seja um dos maiores junto com o setor do turismo e serviços. Esse vetor de crescimento só faz sentido se beneficiar a população negra, porque as narrativas são feitas a partir dela. Neste contexto, ter o festival é fundamental para que a gente consiga atingir o objetivo do desenvolvimento econômico da população negra através do audiovisual”, detalhou.

Fotos: Ascom/Secult PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.