terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.179

BRASIL VAI FORNECER À ARGENTINA TECNOLOGIA DA VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA

LIZANDRA MUNIZ - 17/11/2023 18:19

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) irá compartilhar as técnicas de fabricação da vacina contra a febre amarela com os laboratórios públicos argentinos. Nesta sexta-feira (17), o acordo de transferência de tecnologia foi estabelecido por meio de um termo de compromisso entre o instituto brasileiro e a Administração Nacional de Laboratórios e Institutos de Saúde Dr. Carlos Malbrán (ANLIS). Esta vai ser a primeira vez que a Fiocruz transferirá sua tecnologia para um parceiro.

Bio-Manguinhos é um dos quatro produtores mundiais da vacina contra a febre amarela pré-qualificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desempenhando um papel importante fornecendo imunizantes para países da América Latina, Caribe e África, por meio das agências das Nações Unidas. O laboratório brasileiro já exportou para a Argentina mais de 7 milhões de doses dessa vacina, desde 2002.

“É a primeira vez que assinamos acordo para transferência de tecnologia da Fiocruz para um parceiro. É a Fiocruz transferindo conhecimento e tecnologia para a produção da vacina de febre amarela para um país irmão e uma instituição centenária como a nossa. Trata-se de uma cooperação Sul-Sul absolutamente estruturante. E acredito que podemos ir além no futuro. Mais do que transferir tecnologias, a Fiocruz busca fomentar o desenvolvimento de uma rede de produção regional de vacinas na América Latina em parcerias com os institutos da região”, ressalta o presidente da Fiocruz.

(Portal A Tarde)

 

 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.