Setores do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) apresentaram a pré-candidatura de Tâmara Azevedo à prefeita de Salvador, nesta quinta-feira (16). O nome é defendido por Ronaldo Mansur, presidente estadual do PSOL.
“Uma companheira de lutas, cientista social, ambientalista, gestora pública, com uma vida dedicada às reivindicações populares. Tâmara Azevedo é o nosso nome para construir uma Capital da Resistência, uma Salvador para a maioria. É a nossa representante das reivindicações das e dos indígenas, população LGBQTIA+, pretas, pretos e mulheres. É a pessoa para propor soluções que superem vulnerabilidades, defender a cultura, as manifestações artísticas, os direitos das trabalhadoras e trabalhadores”, afirma.
Baiana, graduada em Ciências Sociais pela UFBA, e Pós-Graduada pela Universidade de Santa Catarina em Gestão de Políticas Públicas do Turismo, Tâmara já atuou como Coordenadora Setorial do Carnaval de Salvador na EMTURSA e de Culturas Populares da Fundação Gregório de Matos, onde coordenou o Programa Capoeira Viva e o Projeto no Coração da Cidade. Na Escola Olodum, foi coordenadora e na ocasião implantou o curso de Produção Cultural. Foi Gestora do Escritório Internacional de Capoeira e Turismo, sendo indicada para concorrer a um dos maiores prêmios de projetos sociais do mundo, Koldyke Fellowship do Chicago Council. Ela também foi consultora da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, onde atuou no desenvolvimento e fortalecimento do Turismo Étnico Afro e Indígena e atualmente é Diretora Executiva da agência Bahia Turismo e Arte, única do segmento cultural voltada para o Turismo Étnico Afro e Indígena.
De acordo com o manifesto que circula internamente, a pré-candidatura representa uma contribuição programática e de ação que priorize os interesses populares, uma candidatura de esquerda para superar a velha política.
“O PSOL apresenta a pré-candidatura de Tâmara Azevedo porque não se assemelha com os partidos tradicionais, não tem acordos com centrão ou com a direita, e permanecerá no campo em defesa da maioria de nossa população. Não vamos para onde sopra o vento. Temos princípios e os defendemos com muita garra” disse o partido em nota enviada à imprensa.
“Não somos de negociatas por troca de cargos, vantagens e possíveis ganhos pessoais. Não compactuamos com pactos que acabam prejudicando os interesses populares. Venha com Tâmara Azevedo para construir uma Salvador que seja para a maioria e não para uma chamada elite que desde a invasão portuguesa manda e desmanda em nossa terra”, concluiu Ronaldo Mansur.
FOTO: Divulgação