domingo, 16 de junho de 2024
Euro 5.7376 Dólar 5.3763

LULA DEVE ESCOLHER NOVO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA NA PRÓXIMA SEMANA

LUIZA SANTOS - 16/11/2023 18:43

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve escolher sua indicação para o cargo de Procurador-Geral da República até o fim da próxima semana. O chefe do Executivo nacional tem tido constantes reuniões com aliados sobre o assunto.

Entre as personalidades consultadas pelo presidente estão o ministro do STF Gilmar Mendes; o advogado-geral da União, Jorge Messias, e integrantes da Câmara e do Senado, como o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o ex-presidente do Senado, José Sarney.

O favorito da disputa tem sido o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet, que conta com apoio de parlamentares do Centrão, como o presidente da CCJ, Davi Alcolumbre, o que pode acelerar determinados ritos, como a sabatina do subprocurador-geral no colegiado.

No entanto, outros nomes também têm se destacado como os subprocuradores Aurélio Rios e Luiz Augusto Santos Lima. Outro empecilho que gira em torno da possível indicação de Gonet são os opositores, que afirmam que, caso ele seja indicado, haverá um empoderamento de ministros do STF.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.