Em setembro de 2023, o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia cresceram (1,6%) frente ao mês anterior (agosto), na série com ajuste sazonal, após terem recuado entre julho e agosto (-6,2%).
A alta registrada na Bahia foi a 4a maior entre os 12 estados onde o agregado de atividades turísticas é pesquisado separadamente pelo IBGE, empatada com a verificada no Paraná. Também ficou ligeiramente acima do indicador nacional (1,5%).
Dentre os 12 estados com resultados para o turismo, 5 tiveram resultados positivos na comparação com o mês imediatamente anterior. Rio de Janeiro (9,7%), Santa Catarina (6,2%) e Mina Gerais (2,1%) ficaram acima da Bahia.
Frente ao mesmo mês do ano anterior, o resultado do turismo baiano seguiu entre os melhores do país, crescendo 17,1%, abaixo apenas do Rio de Janeiro (23,2%) e empatando com Minas Gerais. O estado teve o seu quinto resultado positivo consecutivo no indicador. Nacionalmente, houve alta de 6,4%.
No acumulado de janeiro a setembro, os serviços turísticos baianos também sustentam alta (13,9%), acima do Brasil como um todo (7,9%) e a 2a mais elevada entre os 12 estados pesquisados – abaixo apenas de Minas Gerais (17,5%).
O desempenho das atividades turísticas na Bahia segue positivo ainda no acumulado nos 12 meses encerrados em setembro, com alta de 12,0%. Também é superior ao nacional (9,2%) e o 3o melhor entre os 12 locais pesquisados, abaixo apenas de Minas Gerais (20,3%) e Paraná (13,2%).
Foto: (foto: Samuel Setubal/Especial para O Povo)