domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAHIA NÃO TEM INFORMAÇÕES CLARAS SOBRE DIABETES, DIZ CEDEBA

LIZANDRA MUNIZ - 14/11/2023 17:52

O diabetes mellitus é uma doença crônica que produz insulina ou má absorção desta. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue para dar energia ao corpo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, equivalendo a 6,9% da população.

No estado da Bahia, a situação geral em termos de incidência da doença, progresso e ou/complicações ainda é desconhecida. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) não dispõe de dados organizados atualizados ou informações recentes sobre a doença. O questionamento foi feito pelo iBahia, para a diretora do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), que integra a política estadual de atendimento à doença, conforme o site iBahia.

Localizada em Salvador, o Cedeba oferece assistência especializada às pessoas com diabetes, obesidade, disfunções da tireoide e outras doenças hormonais. Apenas aqueles que não tem êxito no tratamento na atenção básica de saúde devido à necessidade de especialistas, são encaminhados para um centro de referência.

As ações de controle do diabetes no Sistema Único de Saúde (SUS) são oferecidos aos pacientes que não apresentam sintomas da doença através da rede de atenção básica de saúde, de responsabilidade municipal.

 

Foto: Marcos Santos/USP Imagens.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.