O Senai Bahia abre hoje (13) 850 bolsas gratuitas para cursos técnicos em 10 cidades, incluindo Salvador. No total, o processo seletivo do semestre 2024.1 oferece 6.424 vagas, das quais 850 são bolsas integrais. Além das unidades Cimatec e Dendezeiros na capital, as vagas são distribuídas nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.
A Superintendente Executiva de Educação Profissional do Senai Bahia, Patrícia Evangelista, destaca que as bolsas são importantes para permitir o ingresso de pessoas que não têm condições de pagar as mensalidades. “Essa é uma oportunidade para que jovens de baixa renda com um bom desempenho escolar possam fazer um curso técnico completamente gratuito e acessar mais rapidamente o mercado de trabalho de forma qualificada”, afirma.
É por meio de uma bolsa gratuita que o soteropolitano Rafael Weber Cruz cursa eletromecânica no período noturno na unidade Senai Lauro de Freitas. Com apenas 15 dias do início de suas aulas em janeiro do ano passado, ele conseguiu um estágio na CPE Tecnologia, empresa de topografia e agrimensura, onde trabalhou por cerca de 16 meses.
“Já de imediato o SENAI me abriu portas, pelo meu esforço, minha dedicação e meu comprometimento, mas também porque o nome do SENAI tem um peso muito grande na formação profissional. Quando você sai dali formado as pessoas já passam a olhar diferente”, conta o estudante.
As bolsas de estudo são destinadas a estudantes que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022, que declararem baixa renda e atenderem a outros requisitos previstos no edital do processo seletivo. Também é preciso ter concluído ou estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio. Para selecionar os 850 estudantes que serão contemplados com as bolsas, será utilizado o critério das maiores notas no ENEM entre os concorrentes. Entre as oportunidades disponíveis, 557 vagas são para cursos presenciais e 293 para cursos semipresenciais.
Crédito: Divulgação Senai