quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.8276

GUERRA ISRAEL X HAMAS: BRASIL RETIRA ÚLTIMOS CÍVIS NESTA 2ª APÓS FIM DO DRAMA DO GRUPO DE GAZA

João Paulo - 13/11/2023 06:56 - Atualizado 13/11/2023

Mais um grupo com 32 pessoas — 22 brasileiros, sete palestinos com residência no país e três parentes — que esperavam sair da Faixa de Gaza desde o início do conflito entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas, em 7 de outubro, e que tiveram uma primeira tentativa frustrada na última sexta-feira, vão deixar o local dos conflitos. A previsão inicial era que 34 pessoas saíssem do enclave, mas uma mãe e sua filha de 12 anos decidiram permanecer em Gaza por “motivos pessoais”, segundo o Itamaraty.

Grupo do Brasil em Gaza já está no Egito: entenda quais são os próximos passos até a chegada em Brasília. “Chegamos ao Egito com apoio do governo federal. Muito obrigado, presidente Lula”, anunciou Hasan Rabee, palestino com cidadania brasileira de 30 anos, que ficou conhecido nacionalmente após começar a usar as redes sociais para denunciar a guerra e relatar a situação daqueles que desejavam voltar ao Brasil.

O grupo enfrentou uma viagem de entre seis e sete horas até a capital do país, Cairo, onde chegou ao redor das 19h (horário de Brasília) e passou a noite em um hotel. Antes, fizeram uma parada para almoço na cidade de el-Arish, de onde Rabee postou um vídeo mostrando as crianças brincando na praia — no grupo, há 17 crianças, nove mulheres e seis homens. “Estavam presos por mais de 35 dias. Chegamos aqui para almoçar e todo mundo correu para a praia”, disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo ainda não confirmou se ele se encontrará com o grupo, celebrou na rede X (antigo Twitter) a travessia, parabenizando o “Itamaraty e a FAB [Força Aérea Brasileira] pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz”. Logo após a travessia, o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou que havia um “espírito de alegria” no grupo. — Eles estão relativamente bem, recebendo atenção médica e psicológica. O espírito do grupo é de alegria após os desafios enfrentados ao longo de tantos dias — disse em entrevista à GloboNews.

Chegada em Brasília

Segundo a FAB, a aeronave VC-2 (Embraer 190) deve decolar hoje às 11h50 (6h50 em Brasília). Estão previstas paradas em Roma (Itália), Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea do Recife, onde grupo deve ser recepcionado pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. A expectativa é de que cheguem a Brasília às 23h30.

Quando o avião chegar à capital federal, o governo terá transportado 1.477 passageiros — 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma—, além de 53 animais domésticos, nos últimos 37 dias. Três aeronaves da FAB e duas da Presidência da República foram utilizadas na operação.

Foto: Reprodução/FAB

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.