segunda, 17 de junho de 2024
Euro 5.82 Dólar 5.4259

DIVERSIDADE, INCLUSÃO E AFETO MARCAM 29ª EDIÇÃO DO PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO

João Paulo - 12/11/2023 14:00

Uma celebração que promove a inclusão e a diversidade só poderia fazer parte de um roteiro com muita afetividade. Essa é uma pequena mostra do grande ato que será realizado para marcar a 29ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, intitulada “Afeto, um Auto de Amor ao Teatro”, no dia 29 de novembro, no teatro Sesc Casa do Comércio, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador. O espetáculo, dirigido por André Simões, irá homenagear 29 pessoas que fizeram e fazem parte da história das artes cênicas na Bahia, com muita diversão, críticas, integração e muitas surpresas.

“O maior objetivo do conceito da cerimônia é juntar pessoas em afeto. Esse é um espetáculo que prestigia e celebra o teatro baiano de uma forma leve e interativa, com uma visão da dualidade entre a inteligência ancestral e artificial, além de promover a diversidade e a inclusão”, comenta Simões. Dividem o roteiro, o cordel de Maviael Melo, o humor de Alan Miranda, a criatividade de Andrezão Simões e as texturas do artista Juraci Dórea.

As homenagens foram direcionadas para Harildo Deda, o centenário de Nilda Spencer, a José Celso Martinez e outros grandes nomes que partiram. Artistas do teatro brasileiro, a exemplo de Amir Haddad, mestre do teatro de rua, com diversas atuações e participações especiais no teatro, na música e na comunicação, foram agraciados; assim como o elenco do espetáculo, Osvaldinho Mil, Denise Correia, Evelin Bunchegger, Bárbara Borga, Inaê, Lucio Tranchesi e Peu Alves, artistas que irão traduzir uma jornada das “africanidades até as nordestinidades” durante as apresentações.

André Simões também evidencia o trabalho de criação e performance musical por Yacoce Simões e Marco Lobo, que trabalham a ritmia, a percussividade e a melodia baiana. Iluminação, com Irma Vidal; Felipe Cipriani, na cenografia; Ronaldo Sales, na projeção mapeada e Selma Santos, na produção. A diretora de Marketing e Comunicação da Braskem, Ana Laura Sivieri, celebra o prêmio. “Acreditamos no poder das relações humanas e na arte como forma de dar luz a pautas do nosso dia a dia, como diversidade, inclusão e inovação, temas que se destacaram no espetáculo do Prêmio Braskem de Teatro este ano”, conclui.

Nota sobre o diretor

André Luiz Borges Simões, conhecido pelo nome artístico de Andrezão Simões é o criador, produtor e diretor artístico do espetáculo. Radialista profissional, é graduado em Administração, psicólogo em formação e pós-graduado em Psicologia Analítica. Filho de atriz e cantora lírica, Alleluia Simões, que esteve à frente do Teatro de Amadores do Fantoches (TAF), nos anos 60, André Simões é baiano, de Salvador, e acumula uma vasta experiência em produção, criação e direção artística. Ele é casado com a jornalista Karina Araújo e pai de Mino Francisco, de 9 anos.

Foto: divulgação – Crédito: Mino Francisco

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.