sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

SALVADOR: PREFEITO DIZ QUE FALTA DE RECURSOS FEDERAIS CONTRIBUI PARA TRANSPORTE DEFICITÁRIO

Emilly Lima - 10/11/2023 18:00 - Atualizado 10/11/2023

O prefeito Bruno Reis (UB) afirmou, nesta sexta-feira (10), depois de anunciar o reajuste da tarifa da passagem de ônibus de R$ 4,90 para R$ 5,20, que além da pandemia da Covid-19, a falta de recursos federais para o transporte público também contribuiu para que a cidade tivesse um déficit na operação.

“Hoje a operação é deficitária. Ao longo desse ano eu perdi a conta de quantas vezes eu fui a Brasília. Ano passado nós conseguimos um subsídio pontual que permitiu ajudar a pagar parte da conta. Ano passado ainda tinha pandemia, contratualmente era possível pagar. Desequilíbrio da pandemia, a diferença tarifária, a diferença entre a tarifa pública, que é aquela que está ali na porta do ônibus, no vidro do ônibus, e a tarifa real, que é a tarifa do custo do sistema”, disse o prefeito.

Aos jornalistas, ele pontuou que esperava um conjunto de estímulos voltados para o transporte público. “O subsídio é esse que é praticado em todos os países do mundo, seja de governo de extrema-direita, de extrema-esquerda, de centro, aqui no Brasil não tem essa filosofia do subsídio. Esperávamos que tivesse um conjunto de estímulos e sentimos que não vai ocorrer”, acrescentou.

O gestor também acrescentou que o aumento do ICMS, aprovado nesta semana, também contribui para o impacto no valor.

“Aqui na Bahia, o ICMS agora é o maior do Brasil, 20,5%, onde a gente esperava alguma redução para o transporte público. Pelo contrário, vai aumentar. Isso impacta no preço do novo ônibus, impacta no preço das peças, impacta no preço do pneu e do combustível”, disse.

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.