quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.135 Dólar 5.833

EM 2022, PNEUMONIA FOI A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE DE CRIANÇAS NA BAHIA

LIZANDRA MUNIZ - 10/11/2023 18:37 - Atualizado 10/11/2023

O Dia Mundial da Pneumonia, que será comemorado no próximo domingo (12), que foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, principalmente das mortes causadas por ela. A doença, que afeta principalmente crianças e idosos, pode ser evitada com vacinas seguras e eficazes disponíveis para a população. Conforme informações do Portal A Tarde.

A enfermidade, inclusive, é uma das principais razões para as mortes de crianças na Bahia. Em todo o estado, segundo os dados da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em 2022, a doença foi responsável pelo crescimento do número de óbitos de crianças de 1 a 4 anos em, 493%, em comparação com 2021; ou seja, foram registrados 74 casos de mortes entre esta população, ante as 15 ocorrências do ano anterior.

Com esse cenário, especialistas ressaltam a importância da vacinação contra essa inflamatória aguda, que afeta os pulmões. Na Bahia, até o momento, a cobertura vacinal contra pneumocócica está em 51,5%. Ao longo de 2022, o percentual foi de 80,2%. O infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, destaca a segurança e eficácia dos imunizantes disponíveis nas redes pública e privada.

“Algumas pneumonias virais e bacterianas podem ser evitadas ou minimizadas com as vacinas, uma vez que a imunização estimula o sistema imunológico a produzir proteção de longa duração e, com memória imunológica, diminui o risco de as pessoas vacinadas contraírem as diferentes formas das doenças pelos sorotipos presentes nas vacinas”, pontua o infectologista.

 

Foto: Shutterstock

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.