segunda, 15 de julho de 2024
Euro 5.9338 Dólar 5.4493

MOSTRA CULTURAL CELEBRA A INFÂNCIA EM SALVADOR; VEJA DETALHES

João Paulo - 09/11/2023 14:22

A Casa da Infância, sediada em Salvador e uma das pioneiras e maiores referências da filosofia educacional reggiana no Brasil, comemora seus 10 anos de existência com a mostra cultural “Fiar com os fios das infâncias”, nos próximos dias 10 e 11, nas duas sedes da escola, no Caminho das Árvores. O evento é fruto do projeto Portas Abertas, proposto pelo centro educacional. A pedagogia reggiana, cujo maior expoente é o pedagogo Loris Malaguzzi, nasceu na comuna italiana Reggio Emilia, após a segunda guerra mundial, num contexto de reconstrução comunitária da cidade e que marcava o fim do fascismo italiano.

Além da inspiração na experiência italiana, a Casa da Infância desenvolve uma pedagogia que também integra a proposta paulofreiriana e saberes afroindígenos brasileiros. “Será um momento muito especial de resgate da nossa história em defesa de uma cultura das infâncias, não só em nossa escola, mas em nossa cidade, em nosso País e no mundo”, disse Marília Dourado, líder e idealizadora da Casa da Infância. A mostra contará com educadores visitantes de outras cidades e países, como Argentina e Colômbia.

“Seguimos lutando dia após dia, muitas vezes contra a maré, contra o que está posto, contra a muitas crenças tão enraizadas em todos nós que deslegitima a criança, desvaloriza seu jeito próprio de ser e estar no mundo, abafando suas ideias e ignorando suas emoções”, afirma a coordenadora da Casa da Infância, Daniele Meyer.

De acordo com ela, é preciso abrir espaço para “o novo”, “o desconhecido que por vezes assusta, mas que também abre portais inesperados”. Além da mostra cultural, estará integrado às comemorações do decenário da Casa da Infância, o Seminário Internacional “Fiar com os fios das infâncias: os desafios, inovação e pedagogias que transformam”, que acontece no sábado, 11, no Hotel Wish, Campo Grande.  O evento conta com a curadoria do arquiteto e artista plástico Lucas Mucarzel e palestrantes como Renata Spielmann e Rebeca Anijovich, da Argentina, e Carlos Hernandez, da Colômbia.

 

SERVIÇO

O QUÊ (1): Mostra Cultural “Fiar com os fios das Infâncias” – PORTAS ABERTAS

QUANDO: Sexta, 10 de novembro às 18hs e Sábado, 11/11 das 8 às 16hs

ONDE: Casa dos Sombreiros, Almeda dos Sombreiros, n 827, e Casa da Praça, Alemeda Algarobas, 136, Caminho das Árvores.

O QUÊ (2): Seminário Internacional “Fiar com os fios das infâncias: os desafios, inovação e pedagogias que transformam”.

QUANDO: Sábado, 11, das 8h às 18h.

ONDE: Hotel Wish, Campo Grande, Salvador, Bahia.

CONTATO: Daniele Meyer (71 98898-0533).

 

Crédito: Marina Silva/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.