domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CIRCUITO BAIANO DE SURF 2023 VAI HOMENAGEAR JORGE REIS EM SALVADOR

Emilly Lima - 09/11/2023 16:24 - Atualizado 09/11/2023

O Barravento, também conhecido como “maracanã do surf”, vai receber entre os dias 10 e 12 de novembro mais uma etapa do Circuito Baiano de Surf. Serão mais de 100 surfistas, vindos de diversas cidades do estado, em busca de pontuações no ranking estadual, nesta reta final do campeonato.

Serão 10 categorias em três dias de evento: Surf Local, Surf Master +35, +45, +55; Longboard Open, Feminino e Master +35; além do Bodyboarding na Open e no Feminino. O Circuito Metropolitano contará ainda com a estreia do Handsurf no Campeonato Estadual da Federação Baiana de Surf.

O Handsurf é uma variação do Bodysurf, praticado com uma pequena prancha de mão, modalidade que tem crescido muito em número de praticantes. Esta categoria permite que o atleta crie um maior ponto de apoio, através da prancha de mão, ganhando mais velocidade nas ondas e possibilitando inúmeras manobras sobre as ondas.

A premiação está recheada: as categorias Master e Longboard receberão prêmios em dinheiro e blocos de pranchas; Bodyboard e Handsurf recebem pranchas e acessórios e todos os atletas recebem kits e troféus. O circuito valerá para o ranking anual da FBSurf, que dá direito aos atletas a pleitear auxílios como o Bolsa Atleta.

Homenagem a Jorge Reis

Jorge Reis, um dos precursores dos eventos esportivos na Bahia, será o grande homenageado desta etapa. Jorginho, como era conhecido o surfista e empresário de Salvador, foi um dos fundadores da Associação de Surf da Boca do Rio e trabalhou na Federação Baiana de Surf (FBSurf) e na Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), tendo como seu grande parceiro o empresário Rilson Campos.

Visionário, admirado e muito querido por surfistas e desportistas, Jorginho realizou os mais memoráveis eventos de surf, incluindo etapas mundiais e internacionais, deixando um grande legado para a história do surf baiano e brasileiro.

Ele morreu em dezembro de 2018, após mais de dez anos lutando contra um câncer no cérebro, e agora recebe esta homenagem da FBSurf, que nomeou o Circuito Metropolitano em Salvador com a aprovação e aval de familiares e amigos de Jorge Reis.

Este evento, juntamente com a realização do DreamTour – etapa do Campeonato Brasileiro Profissional da CBSurf com o apoio da FBSurf, Prefeitura de Salvador e SEMPRE, marca o retorno dos grandes eventos da modalidade na cidade. A FBSurf já iniciou as conversas com a SEMPRE para a realização do Circuito São Salvador em 2024, que contará com etapas no Barravento, Jaguaribe e Boca do Rio.

A realização do evento é da FBSURF (Federação Baiana de Surf) em parceria com a Associação dos Surfistas da Barra, Prefeitura de Ilhéus e a SEMPRE – Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer de Salvador, além de apoio de empresários locais.

Foto: David Reis

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.