sábado, 24 de maio de 2025
Euro Dólar

SETE BAIRROS DE SALVADOR SEM ENERGIA; PREVISÃO É DE MAIS CHUVA

João Paulo - 08/11/2023 08:00 - Atualizado 08/11/2023

Ao menos sete bairros ficaram sem energia por conta da chuva e dos fortes ventos em Salvador nesta terça-feira (7). O mau tempo também provocou a suspensão de travessias marítimas, o remanejamento de voos que partiram da capital baiana e o registro de mais de 50 ocorrências pela Defesa Civil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de chuvas intensas para Salvador. A estimativa é de que a chuva possa chegar a até 50mm no dia. Segundo a Codesal, os ventos podem chegar a 34km/h.

A ventania atingiu diversas localidades, aumentando a quantidade de vegetações e objetos sobre a rede elétrica. Segundo a Neoenergia Coelba, os bairros mais afetados pela falta de energia foram Armação, Rio Vermelho, CAB, Comércio, Pituba, Imbuí e Pelourinho. Também há relatos de moradores sem luz na Federação, Stiep, Graça e Ondina.

Pela tarde, galhos de uma árvore de grande porte atingiram a fiação elétrica na região do Pelourinho, afetando também os moradores do Comércio. Por conta da queda de energia nesta região, o Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves precisaram ser fechados antecipadamente. Segundo a Semob, as atividades só serão retomadas com a confirmação da Coelba, já que, com as sucessivas quedas de energia, é grande o risco de queima das placas dos sistemas dos equipamentos.

Ainda de acordo com a Coelba, com o aumento de ocorrências na cidade e a complexidade dos serviços, a distribuidora dobrou a quantidade de equipes em campo e atuará com o reforço operacional para atender os consumidores afetados. A equipe do Centro de Operações Integradas (COI) também está reforçada para o atendimento das solicitações emergenciais. Engenheiros, técnicos e eletricistas permanecerão de plantão até a normalização da situação.

A Codesal também emitiu um alerta de continuidade de chuvas, com risco para alagamento e deslizamento de terra. Ao todo, 58 ocorrências foram registradas nesta terça-feira pelo órgão. O bairro que concentrou o maior número de solicitações foi a Liberdade, com 10 chamados que incluem imóvel alagado, desabamento parcial, além de ameaças de desabamento, deslizamento e queda de árvores.

Outras ocorrências

Na madrugada de hoje, parte do teto da diretoria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) desabou na Avenida ACM, em Salvador. Não houve feridos. De acordo com o órgão, o desabamento aconteceu por conta das chuvas e ventania que atingem a capital baiana hoje. A área foi isolada.

A travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa desde as 9h, por conta da ventania e das chuvas que agitam o mar na Baía de Todos-os-Santos. Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a recomendação partiu da Capitania dos Portos após a previsão de forte chuva.

Os passeios feitos por escunas de turismo pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos também foram suspensos. Só a travessia Salvador-Morro de São Paulo seguiu, com conexão em Itaparica. Voos saindo do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Natal e São Paulo com destino a Salvador tiveram suas rotas alteradas devido às fortes chuvas.

Os voos da companhia aérea GOL, G3 2058 SDU-SSA; G3 1834 CNF-SSA e G3 1813 NAT-SSA, alteraram a rota para Aracaju (AJU), em Sergipe. “Após o reabastecimento os voos aguardam melhorias e retornam para Salvador. A GOL reitera que os procedimentos foram realizados com foco na segurança”, afirmou a companhia em nota.

Enquanto o voo LA3628 (São Paulo/Congonhas-Salvador), da Latam, que decolou às 12h05 desta terça-feira (7), foi desviado para o aeroporto de Maceió. “Após a melhora no tempo, o voo decolou de Maceió para Salvador às 15h58 e pousou às 17h04. A companhia esclarece que esse é um fato totalmente alheio ao seu controle e reitera que adota todas as medidas de segurança e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, afirmou a Latam, em nota.

Previsão do tempo

Segundo a Defesa Civil ao longo da semana, a atuação de uma frente fria aumenta a nebulosidade e as chances de chuva sobre Salvador. Entre terça-feira (7) e quarta-feira (8) a previsão é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, a qualquer momento do dia. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.

Na quinta-feira (9), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Também há risco para alagamentos e deslizamentos de terra. Já entre sexta-feira (10) a domingo (12), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, a qualquer hora do dia. As temperaturas deverão variar entre 23°C a 30°C.

Crédito: Foto: Ana Albuquerque/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.