Em setembro, a alta geral das vendas na Bahia (5,8%), frente ao mesmo mês do ano anterior, foi resultado de crescimentos em 4 das 8 atividades do varejo restrito. O maior impacto positivo no resultado geral do estado veio de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,9%), que tem o maior peso na composição do varejo baiano e cresce seguidamente há quatro meses. No acumulado no ano, o setor registra aumento de 3,9%.
A segunda maior colaboração para o crescimento do varejo baiano entre setembro/22 e setembro/23 veio de móveis e eletrodomésticos (11,2%), que também cresce seguidamente há quatro meses e tem alta no acumulado em 2023 (3,3%). A maior taxa de crescimento no mês, porém, veio dos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (13,1%), que tem peso menor na composição do varejo do estado.
Por outro lado, dentre as 4 atividades com quedas nas vendas, no comparativo entre setembro 22/setembro 23, o segmento de combustíveis e lubrificantes (-7,6%) foi o que mais segurou o crescimento geral do varejo na Bahia, voltando a cair após 13 meses consecutivos de altas nas vendas. As vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-39,3%) tiveram a maior queda no mês e deram a 2ª maior contribuição negativa para o índice do estado. Esta foi a oitava queda consecutiva do segmento, que também apresenta queda relevante no acumulado do ano (-7,0%).
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